UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/10/2008 - 00h44

Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB) disputam segundo turno em Guarulhos (SP)

Da Redação
Em São Paulo

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['sp64777']
Um segundo turno inesperado irá ocorrer na segunda maior cidade do Estado de São Paulo. Dois candidatos que iniciaram a disputa pela Prefeitura de Guarulhos com pontuação inexpressiva, Sebastião Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB), foram aclamados nas urnas e concorrem ao cargo de prefeito do município nas eleições de 26 de outubro.

Na segunda maior cidade do Estado de São Paulo, oito candidatos pleiteavam a prefeitura, atualmente gerida por Elói Pietá (PT).

Quem deve levar a Prefeitura de Guarulhos: Almeida ou Carlos Roberto?

A corrida foi polarizada por três principais nomes, entre eles, o candidato apadrinhado pelo prefeito, Sebastião Almeida (PT), que contou com a grande popularidade de Elói para chegar ao segundo turno.

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

    Desconhecido, Almeida explorou imagens de Lula e de Elói Pietá (PT)

Jovino Cândido (PV), que iniciou a corrida eleitoral como líder nas pesquisas, ficou em terceiro lugar. O pevista, que já assumiu a prefeitura em 2002, polarizou a corrida na cidade pela segunda vez com o PT. Nas últimas eleições, de 2004, enfrentou o então candidato à reeleição, Elói Pietá, que venceu no primeiro turno.

Com o resultado deste domingo (5), mais uma vez o PT poderá eleger um prefeito em Guarulhos. O nome do deputado estadual Sebastião Almeida, no entanto, chegou a ser rejeitado por Elói, que apoiava a candidatura de sua vice, Eneida Lima. O nome dela, no entanto, não foi aprovado na convenção petista.

Com a candidatura homologada, Almeida batalhou por apoio e conseguiu, graças à ajuda de Elói, reunir uma coligação com 11 partidos - "Pra Guarulhos continuar no rumo certo".

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

    Carlos Roberto (PSDB) chega ao segundo turno como revelação

Já o empresário Carlos Roberto de Campos (PSDB), que começou com pontuação baixa, subiu nas pesquisas e chega ao segundo turno como uma revelação. Ele contou até com o apoio presencial do governador José Serra em sua campanha, que foi à cidade no final de setembro promover o candidato e apoiar a coligação "Orgulho por Guarulhos" (PSDB-PHS-PSC).

Jovino, por sua vez, sofreu novamente com a falta de adesão financeira a sua campanha, enquanto os adversários contaram com ajudas financeiras importantes. O PV conseguiu unir-se a apenas um partido, o PMN, na coligação "Novos Tempos".

Almeida contabilizou o apoio da "máquina" da prefeitura e recebeu a visita do presidente Lula, que foi a Guarulhos tentar alavancar a candidatura petista.

Carlos Roberto levou às ruas uma campanha rica, com carros de som, panfletos e faixas espalhados pela cidade durante toda a eleição.

Também concorreram Adriana Afonso (PMDB), Jorge Tadeu (DEM), Adilson Valente (PC do B), Albertão (PSOL) e Orlando Fantazzini (PPS).

Veja mais notícias de eleições na cidade de Guarulhos - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'left', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['sp64777'] Um segundo turno inesperado irá ocorre%>