UOL Eleições 2008 São Paulo

 

Os textos são de autoria dos próprios candidatos ou de suas assessorias.

Soninha

Soninha (PPS)

São Paulo é um (mau) exemplo de um dos piores defeitos do Brasil: a desigualdade. É a cidade mais rica e mais pobre da América Latina. Tem todos aqueles extremos que estamos cansados de conhecer – uma das maiores frotas de helicópteros do mundo e uma extensão de metrô ridícula para uma metrópole. Um número impressionante de cirurgias plásticas e tanta gente perdendo dentes por falta de cuidado. Milhões de celulares e tão poucos livros por habitante; tantas faculdades e tamanha deficiência na escolarização de adolescentes.

Reduzir essas distâncias é particularmente difícil pela combinação de alguns fatores muito presentes em nossa cultura nos últimos tempos: o consumismo como método para alcançar a realização (ter algo para ser alguém); o imediatismo (endividar-se em vez de poupar); a tendência a colocar o patrimônio, conforto e segurança individuais muito acima do interesse coletivo (vide insulfilmes e “bairros privados”); o estresse e agressividade decorrentes disso tudo.

Para completar, a completa descrença na política e políticos, fazendo com que toda ação do poder público seja vista com desconfiança e com que poucos estejam dispostos a abrir mão de qualquer coisa em nome do bem-estar geral. Desconfiamos uns dos outros – partidos, governos, empresas, sindicatos, ONGS, movimentos sociais, mídia, indivíduos. Pior que isso: às vezes sabotamos uns aos outros em nome de nossos "objetivos estratégicos". Essa resistência – abaixar a guarda e contribuir, participando generosamente da cidade – talvez seja o maior problema a ser enfrentado pelo próximo governante.

Hospedagem: UOL Host