UOL Eleições 2008 Rio de Janeiro

 

Os textos são de autoria dos próprios candidatos ou de suas assessorias.

Jandira Feghali

Jandira Feghali (PCdoB)

“Há muitos anos o Rio de Janeiro vive a crise da saúde. Agora chegamos aos estertores, à fase terminal de uma estrutura destruída pela negligência da gestão municipal, que nos últimos anos até desativou unidades e serviços que eram referência em câncer, diabetes, cirurgias e UTIs neonatais, por exemplo.

Nosso desafio é o setor da saúde. Não há uma política de medicina preventiva, como ficou demonstrado nas sucessivas epidemias de dengue. O Programa Saúde da Família jamais foi implantado para valer. Faltam remédios e equipamentos. Os profissionais da saúde estão desestimulados, em função dos baixos salários e das más condições de trabalho. São problemas muito graves, do conhecimento de toda a população.

Como médica, sempre trabalhei em hospitais públicos e sei perfeitamente como a prefeitura deve proceder. Há muitos projetos. Vamos atender a uma antiga reivindicação dos cariocas e garantir que haja postos de saúde funcionando 24 horas. Será reaberta a Maternidade Leila Diniz, em Jacarepaguá, e construiremos mais uma, na Zona Oeste.

Em nossa gestão haverá um atendimento bem mais planejado. Quando a gestante fizer o exame pré-natal, já saberá em que hospital será feito o parto. Vamos implantar em diversos bairros o projeto do Centro de Atendimento à Mulher Adolescente (Ceama), que criamos em parceria com o Conselho Regional de Medicina e já funciona no Hospital Estadual Pedro II.

Os profissionais de saúde serão prestigiados, com melhores salários e condições de trabalho adequadas. O Programa Saúde da Família ganhará prioridade. Pela primeira vez, a prefeitura terá serviços de atendimento aos dependentes químicos. Vamos trabalhar de verdade e garantir que a crise na saúde seja coisa do passado no Rio de Janeiro”, diz Jandira Feghali, à frente da aliança “Mudança pra Valer”.

Hospedagem: UOL Host