UOL Eleições 2008 Rio de Janeiro

 

Os textos são de autoria dos próprios candidatos ou de suas assessorias.

Chico Alencar

Chico Alencar (PSOL)

“Meu maior desafio tem duas faces: a interna e a externa. A interna significa redinamizar a máquina administrativa, promover um choque de Poder Público, criar uma espécie de mística do serviço público que mobilize todo o funcionalismo municipal a governar comigo a cidade. Esta será, assim, um autêntico coletivo de cidadão.

Do gari da Comlurb à professora, do Guarda Municipal ao médico do hospital, dos urbanistas aos peões das obras, todos, respeitados e valorizados, devem se reanimar com sua alta missão, que é a de servir a população, especialmente aquela parcela mais empobrecida, que mais demanda os serviços públicos. O Rio tem um quadro funcional operoso e qualificado, mas desanimado, após décadas de gestão tecno-burocrática vertical e autoritária. Uma relação franca e direta do prefeito e dos secretários com esses trabalhadores da grande rede pública permitirá o essencial: transferir recursos, em geral apropriados pelas coalizões dominantes na cidade, como a da especulação imobiliária e a dos transportes, para os "de baixo", os mais necessitados. Isso significa também desconcentrar poder, descentralizar a administração, implementar autonomia – até para investimentos de manutenção mais imediatos – para as 33 Regiões Administrativas.

O outro desafio é externo: reencantar a população para que ela se empenhe no reerguimento da cidade.

O desafio, portanto, é "agitar" a Prefeitura, livrando-a da letargia dos últimos tempos – derivadas também de um enorme desgaste de quem a liderou por 16 anos – e mobilizar a população, para que ela resgate sua cidade como espaço de encontro e confronto saudável entre os citadinos. Isso se resolve na dinâmica governo-sociedade, relação dialética e fecunda, à qual me dedicarei como projeto de vida, entrega, serviço, missão”, diz o deputado federal Chico Alencar, candidato na Frente Rio Socialista PSOL-PSTU.

Hospedagem: UOL Host