UOL Eleições 2008 Porto Alegre

 

Os textos são de autoria dos próprios candidatos ou de suas assessorias.

Onyx Lorenzoni

Onyx Lorenzoni (DEM)

A minha principal meta é a educação da criança, partindo da educação integral, ou seja, inserir as crianças de zero a seis anos na escola. A educação é responsabilidade de todos e ninguém pode se omitir. Já existem exemplos no Brasil que funcionaram, como na Cidade de Pato Branco, na gestão do ex-ministro Alceni Guerra como prefeito (1997). A cidade ocupava o 237º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano. Depois de aplicado o projeto, Pato Branco passou a figurar entre as 40 cidades com melhor qualidade de vida.

Manter a criança na escola e oferecer atividades extracurriculares em período integral, além de proporcionar um melhor desenvolvimento, permite que as mães que trabalham fiquem tranqüilas, pois seus filhos não estão na rua. Estão na escola, aprendendo. Em países de primeiro mundo, as crianças ficam até 9 horas por dia na escola. No Brasil, apenas quatro horas. A educação em tempo integral visa ensinar com maestria o currículo nacional obrigatório, transformar o aluno em cidadão e permitir que ele termine o ensino fundamental fluente em línguas, craque em computador, com boas notas no currículo, praticando esportes e com acesso à cultura. A merenda escolar também merece atenção. Um projeto de nossa autoria, de 2003, (PL 1252) institui a obrigatoriedade de exames laboratoriais para determinação dos níveis de aflatoxina em alimentos destinados à merenda escolar.

As empresas fornecedoras de alimentos “in natura” ou formulados para a merenda escolar à base de milho em grão ou farinha, amendoim em massa, ficam obrigadas a apresentar laudos de exames laboratoriais para determinação de aflatoxinas, comprovando se os produtos estão aptos para o consumo humano. O controle dos níveis dessas substâncias contidas nos alimentos destinados ao consumo humano constitui séria questão de saúde pública. Cuidar das crianças é cuidar do futuro.

Hospedagem: UOL Host