UOL Eleições 2008 Manaus

 

Os textos são de autoria dos próprios candidatos ou de suas assessorias.

Francisco Praciano

Francisco Praciano (PT)

O maior problema de Manaus é básico: o abastecimento de água. A principal meta é levar água a 500 mil famílias que hoje não têm água encanada e vivem em condições indignas. O problema existe hoje porque os governantes do passado não previram o crescimento populacional e permitiram que Manaus crescesse de forma desordenada, sem infra-estrutura.

A situação dessas famílias piorou em 2000, quando o governador tomou do município a autoridade sobre a água e privatizou a companhia municipal. A empresa não fez qualquer investimento no abastecimento e descumpriu as cláusulas contratuais. Mesmo assim, o atual prefeito repactuou com a empresa e prolongou o prazo para as metas não cumpridas. Toda esta situação caótica levou o governo federal a destinar R$ 57 milhões para a prefeitura aplicar na rede de abastecimento.

O problema da água só será resolvido se a autoridade de fiscalizar a empresa retornar ao município. Precisamos construir um sistema de captação de água do rio Amazonas, mais próximo das zonas leste e norte, diminuindo a sobrecarga da Estação da Ponta do Ismael e reduzindo a pressão na rede mais antiga da cidade, evitando rompimento de tubos e de desabastecimento. Também com a ajuda de recursos do governo federal ampliaremos a rede de distribuição para toda a área urbana da cidade.

Outra medida será a implantação do Programa Caixa d’Água Domiciliar, destinado às famílias carentes, permitindo o armazenamento de água em situações emergenciais e de manutenção no sistema.

Hospedagem: UOL Host