Ibope: No RS, Ana Amélia (PP) tem 37% e Tarso Genro (PT) tem 30%

Do UOL, em São Paulo

A candidata do PP ao governo do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, continua à frente da disputa com 37% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (24), o mesmo índice da pesquisa passada, divulgada no último dia 10 de setembro. Em segundo lugar está o atual governador, Tarso Genro (PT), que oscilou de 28% na última pesquisa para 30%.

Em terceiro lugar aparece o candidato do PMDB, José Sartori, que também oscilou para cima, com 15% das intenções de voto. Na pesquisa passada, Sartori aparecia com 11%. 

Depois, vêm os candidatos Vieira da Cunha (PDT), com 1%, Roberto Robaina (PSOL), Humberto Carvalho (PCB), Estivalete (PRTB) e João Carlos Rodrigues (PMN), não pontuaram. Brancos e nulos somam 7%, enquanto 9% não sabem ou não responderam.

O Ibope ouviu 1.008 eleitores entre a sexta-feira (19) e hoje (24). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi contrata pelo Grupo RBS, e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo RS-00020/2014.

Segundo turno

O Ibope fez três simulações de segundo turno na disputa gaúcha. No primeiro cenário, Ana Amélia ganha com 47% do governador Tarso Genro, que aparece com 33% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 10%, e 10% não sabem ou não responderam.

No segundo cenário, Ana Amélia ganharia com 44% de Sartori, que aparece com 26% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 10%, e 19% não sabem ou não responderam. 

No terceiro cenário, Tarso venceria com 38% de Sartori, que aparece com 35% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 10%, e 17% não sabem ou não responderam.

Tarso lidera rejeição

O Ibope também ouviu os eleitores sobre em quem eles não votariam "de jeito nenhum". Líder do índice de rejeição, Tarso aparece com 21%, seguido por Ana Amélia, com 13%. Estivalete tem 12%, Roberto Robaina, 10, Humberto Carvalo, 9%, Vieira da Cunha, 7%, e Sartori, 6%. 

Outros 29% responderam que poderiam votar em todos, e 22% não sabem ou não responderam.

Avaliação do governador

Os eleitores também disseram qual é a sua avaliação ao governo Tarso. Para 33%, a administração é "ótima ou boa". Outros 40% afirmaram que ela é "regular", e 23% dizem que ela é "ruim ou péssima".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos