Ibope: No RS, Ana Amélia (PP) tem 37% e Tarso Genro (PT) tem 28%

Do UOL, em São Paulo

A candidata do PP ao governo do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos , lidera a corrida eleitoral no Estado, com 37% das intenções de voto, seguida pelo atual governador, Tarso Genro (PT), que tem 28%. Os números são de pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (10). Em terceiro lugar aparece o candidato do PMDB, José Sartori, com 11%.

Depois, vêm os candidatos Vieira da Cunha (PDT), com 2%, Roberto Robaina (PSOL), com 1% e Humberto Carvalho (PCB), Estivalete (PRTB) e João Carlos Rodrigues (PMN), todos com menos com 1%. Brancos e nulos somam 3%, enquanto 17% permanecem indecisos.

Na última pesquisa, divulgada em 4/9, a candidata do PP tinha 39%, Tarso aparecia com 31%, Sartori tinha 10% e Vieira da Cunha, 3%. Na primeira pesquisa, em agosto, Ana Amélia aparecia com 39% e Tarso Genro, com 30%, Sartori tinha 7% e Vieira da Cunha, 3%.

O Datafolha simulou um segundo turno entre os dois candidatos à frente. Nesse cenário, Ana Amélia também lidera –49% a 36%, ante 49% a 39% na semana anterior.

O Datafolha ouviu 1.258 eleitores em 48 cidades entre segunda (8) e terça-feira (9). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os protocolos RS 00015/2014 e BR 00584/2014.  

Tarso é o candidato com a maior rejeição: 24% dos eleitores não votariam nele de jeito nenhum, ante 14% de Ana Amélia.

Campanha
Na campanha, mesmo sem a dianteira nas pesquisas, Tarso Genro vem sendo o candidato mais atacado. Na semana passada, adotou nova tática para tentar reverter a vantagem de Ana Amélia. Em debate, repetiu que a rival "não conhece o Rio Grande" porque "morou 40 anos em Brasília".

A candidata é gaúcha, mas se tornou conhecida no Estado trabalhando como jornalista na capital federal até 2010. Era correspondente do grupo RBS, a principal rede de comunicação do Estado.

A senadora conta com a boa infraestrutura de seu partido no interior e vem enfatizando sua ligação com o setor rural. Em 2012, o PP foi a sigla com mais prefeitos eleitos no Estado.

Tarso tem como base eleitoral Porto Alegre, cidade que governou duas vezes (1993-1996 e 2001-2002) e onde o PT tem tradição de boas votações.

Em terceiro lugar, o peemedebista Sartori passou a apostar nas últimas semanas no vínculo de sua coligação com Marina Silva.

O candidato exibiu na TV mensagens em que Marina o chama de "humanista", e promoveu um comício com a presidenciável no interior na semana passada. O presidenciável Aécio Neves (PSDB) é apoiado no Estado por Ana Amélia.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos