Mercadante critica educação em São Paulo e diz que Kassab não quis fazer creches

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

  • Sergio Lima/Folhapress

    Após encontro com a presidente Dilma Rousseff, o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), visitou o MEC, onde se encontrou com o titular da pasta, Aloizio Mercadante (à dir.)

    Após encontro com a presidente Dilma Rousseff, o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), visitou o MEC, onde se encontrou com o titular da pasta, Aloizio Mercadante (à dir.)

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, criticou nesta segunda-feira (28) a qualidade da educação na cidade de São Paulo e apontou a gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) como responsável por não aceitar o investimento do governo federal na construção de creches para atender crianças de famílias de baixa renda.

"Não optaram por fazer as creches. São investimentos de R$ 250 milhões que o MEC faz. Não sai um tostão da prefeitura. Totalmente nosso", afirmou Mercadante. "Não pediram, não contrataram, não quiseram fazer as parcerias nas creches. É uma dificuldade grande", completou sobre a construção de 174 creches na capital paulista.

O tema foi debatido durante a campanha eleitoral por Haddad e pelo seu concorrente no segundo turno, o tucano José Serra.

Mercadante também chamou atenção para a qualidade do ensino em São Paulo. "A qualidade da educação de São Paulo está muito abaixo do que a cidade com potencial que São Paulo tem, comprado com outras cidades mais pobres do Brasil".

Na avaliação de Mercadante, com o ex-ministro da Educação no comando da capital paulista, Fernando Haddad, as parcerias no setor poderão ser intensificadas com o governo federal.

No entanto, antes de encerrar a conversa com os jornalistas, após almoço com Haddad, o ministro frisou que a pasta tratará os futuros prefeitos de diferentes agremiações partidárias com a mesma atenção que dará aos governos petistas.

"Não há nenhum tipo de envolvimento partidário do MEC. Com todos os prefeitos eleitos, nós queremos trabalhar sempre em parceria", conclui o ministro.

Em nota, a secretaria municipal de Educação de São Paulo informa que problemas durante a inserção da prefeitura no sistema do MEC e a falta de retornos do ministério impediram que a parceria fosse adiante.

Além disso, a secretaria informa um número diferente de creches: seriam 141, não as 174 que Mercadante mencionou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos