Candidatos votam em Ribeirão Preto (SP); prefeita lidera pesquisas de intenção de voto

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto

  • Divulgação

    Dárcy Vera (PSD) disputa segundo turno com Nogueira (PSDB) em Ribeirão Preto (SP)

    Dárcy Vera (PSD) disputa segundo turno com Nogueira (PSDB) em Ribeirão Preto (SP)

A prefeita Dárcy Vera (PSD) e o deputado Antonio Duarte Nogueira Junior (PSDB), que disputam a prefeitura em segundo turno, votaram na manhã deste domingo (28) em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

Nogueira, que tenta a prefeitura pela terceira vez, votou no Colégio Marista, na região central da cidade. O candidato disse estar com a sensação de ?dever cumprido? e que sua participação no segundo turno materializa o desejo de mudança da população. Na primeira etapa da disputa, o tucano teve 30,3% dos votos válidos, contra 46,3% de sua adversária.

Dárcy Vera declarou, após votar em uma escola estadual no bairro Vila Tibério, na zona oeste da cidade, que está confiante no resultado das urnas. ?A perspectiva é muito boa. Estou muito feliz, mas só vou comemorar depois da apuração.?

Pesquisa do Ibope divulgada na noite deste sábado (27) aponta que a prefeita candidata tem 59% dos votos válidos, contra 41% de seu adversário. Dárcy pode se tornar a primeira prefeita de Ribeirão Preto a se reeleger para o cargo. A margem de erro da sondagem é de quatro pontos percentuais para mais ou menos.

Empate técnico

Dárcy Vera começou a disputa, em julho, empatada tecnicamente com o adversário do PSDB e com a maior taxa de rejeição entre os concorrentes, de 41%. Após a propaganda eleitoral, assumiu a liderança da disputa e tentou vencer no primeiro turno. Ela recebeu pouco mais de 140 mil votos no dia 8 de outubro.

No segundo turno, a candidata teve o apoio da cúpula do PT, articulado pelo ex-ministro Antonio Palocci, prefeito de Ribeirão Preto por duas vezes (em 1993 e 2000). A presidente Dilma Rousseff gravou participação na campanha e pediu voto para a candidata. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também se envolveu na disputa a favor de Dárcy.

Para fazer contraponto aos petistas, o deputado Duarte Nogueira escalou o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

UOL Cursos Online

Todos os cursos