CPI do Cachoeira

Sobrinho de Carlinhos Cachoeira se reelege vereador na terra natal do contraventor

Gabriela Fujita e Gil Alessi

Do UOL, em São Paulo

"Ele foi meu cabo eleitoral em 2008. Agora ele está rezando e torcendo para a gente", disse Fernando de Almeida Cunha (PSDB), sobrinho do contraventor Carlinhos Cachoeira,  acusado de ser chefe de uma organização que explorava máquinas de caça-níquel no Estado de Goiás.

A torcida deu certo: Cunha se reelegeu vereador da cidade goiana de Anápolis, com 1.912 votos. Ele foi o décimo mais bem votado, mas deve ser oposição ao prefeito eleito, o petista Antonio Gomide (88,93% dos votos).

O UOL pelo Brasil, série de reportagens em todos os Estados brasileiros para conferir as eleições municipais, foi até Anápolis e verificou o clima de desconfiança do eleitorado e dos doadores de campanha.

Na campanha de 2008, Cunha recebeu doações no valor de R$ 25 mil da JC Distribuidora de Medicamentos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A empresa é de propriedade de Sebastião de Almeida Ramos, irmão de Cachoeira. Segundo a Polícia Federal, a JC é responsável por lavar dinheiro obtido com o jogo ilegal.

A CPI do Cachoeira no Congresso Nacional para investigar o envolvimento de Cachoeira em esquemas com políticos e empresas retomou suas atividades na última terça (9), após um mês de recesso por conta das eleições.

UOL pelo Brasil: Prisão de Cachoeira tira dinheiro das campanhas

UOL Cursos Online

Todos os cursos