Cidade que teve vereadores presos por pedofilia terá primeira prefeita

Ana Paula Rocha

Do UOL, em São Paulo

Porto Ferreira (228 km de São Paulo), que em 2003 se tornou notícia por ter seis vereadores presos por pedofilia, terá pela primeira vez uma mulher prefeita. A vitoriosa nessas eleições, Renata Anchão Braga, do PSDB, vem de uma família conhecida na cidade por ter tido várias pessoas envolvidas no cenário político local.

O UOL visitou a cidade dentro do projeto UOL Pelo Brasil - que percorreu municípios em todos os Estados do Brasil durante a campanha eleitoral deste ano e produziu a reportagem "Quase dez anos depois de prisão de vereadores por pedofilia, escândalo ainda marca cidade".

A fisioterapeuta venceu o médico Saldanha Leivas Cougo (PT), atual vice-prefeito e apoiado pelo atual chefe do Executivo, Mauricio Sponton Rasi, também petista.

Rasi foi o delegado que investigou o envolvimento de políticos e empresários com menores de idade na cidade. No ano seguinte à investigação, em 2004, se elegeu prefeito e foi reeleito em 2008.

A diferença de votos entre Renata e Cougo foi de apenas 1.147. O terceiro colocado na disputa, o vereador do PV Carlos Cesar Berque, teve 8.168 votos --27,39% dos votos válidos.

Veja a reportagem do UOL pelo Brasil sobre Porto Ferreira (SP)

UOL Cursos Online

Todos os cursos