05/08/2010 - 23h16

No segundo bloco do debate, Serra ataca governo federal e Dilma

Carlos Bencke e Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

No início do segundo bloco do debate na TV Bandeirantes nesta quinta-feira (5), o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, partiu para o ataque e perguntou à candidata do PT, Dilma Rousseff, “por que o governo federal está discriminando as Apaes (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais)”.

Dilma defendeu a gestão petista. “O governo federal tem uma posição de apoio às Apaes porque elas são uma organização da sociedade que faz um trabalho excepcional”, disse. E completou: “Não é muito correto dizer que nós não olhamos pra essa questão”.

Na réplica, Serra disse que o Ministério da Educação “quis proibir as Apaes de ensinar, de dar curso [...] cortou o transporte dessas crianças. Não sei como você deixou que isso acontecesse. As Apaes vem sendo perseguidas”.

A petista mais uma vez disse que não podia concordar com Serra. “Vai ser necessário daqui pra frente uma politica especial de educação para as crianças excepcionais”, disse.

Em seguida, a candidata do PV, Marina Silva, questionou Dilma sobre educação e propos que 7% do PIB nacional seja dedicado à área. A petista respondeu: "Essa é uma questão ética, mas também tem de ser uma questão financeira e de governo. Tem de haver comprometimento do governo, como nós temos".

Quando teve oportunidade de perguntar, a petista devolveu a Marina, com uma questão sobre combate ao crack. A candidata do PV se disse feliz por uma proposta de um dos seus assessores ter sido apresentada pelo governo federal. "Não importa de onde venha, o importante é a ação ser feita". afirmou.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host