05/08/2010 - 22h36

Serra critica portos e aeroportos em debate; Dilma compara governos Lula e FHC

Carlos Bencke e Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Depois de um começo morno, os dois candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto, a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra, elevaram o tom do discurso no primeiro bloco do debate na TV Bandeirantes nesta quinta-feira (5). Eles, Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) começaram discutindo os temas educação, saúde e segurança pública, mas em seguida se alfinetaram.

No fim do bloco, Dilma questionou Serra fazendo comparações entre os governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O tucano respondeu: "Eu penso diferente de você. Eu acho que a gente não deve fazer campanha com os olhos no retrovisor. Eu prefiro o que está acontecendo agora e o que vem para o futuro. As circunstâncias são absolutamente diferentes e você, que estudou economia, sabe que não depende exclusivamente da vontade e do talento dos governantes".

Ao replicar, a petista, que se mostrou nervosa e gaguejou em alguns momentos, afirmou: "Eu acho muito confortável que a gente esqueça o passado. Mas não é prudente". O comentário da petista iniciou Serra em críticas à infraestrutura dos aeroportos e dos portos do Brasil. "O que me pergunto é como o Brasil vai crescer de maneira sólida se em uma área que você tinha influência, como a infraestrutura, temos esses problemas".

Serra afirmou ainda que 19 aeroportos do país estão congestionados e que o porto de Salvador não consegue suportar as exportações do Estado. "A Bahia tem de mandar exportações para Suape, em Pernambuco, e até para Santos."

Início morno
O debate começou com a apresentação dos quatro presidenciáveis, que tiveram de responder à mesma pergunta: entre essas três áreas sociais, qual priorizariam. Nas respostas, Dilma e Serra discorreram sobre suas trajetórias e ações de governo, mas não se criticaram. Quando foi oferecida a primeira oportunidade de questionamento, o tucano usou a moderação.

“Quais são suas ideias concretas no caso da saúde, da segurança e do caso da educação?”, perguntou o ex-governador de São Paulo. A ex-ministra-chefe da Casa Civil agradeceu pela pergunta e disse que “um governo tem de priorizar todos os temas”.

Sobre os três assuntos da área social, Serra respondeu que são “como três orgãos do corpo humano”. “Os três são fundamentais, mas a saúde e a segurança têm a ver com a vida. E a educação tem a ver com o futuro”, disse.

Ao falar sobre segurança pública, o tucano fez uma crítica ao governo. “Na segurança, o fundamental é colocar o governo federal contra o crime organizado. O combate ao crime não pode ser apenas estadual. O governo federal tem de se envolver mais do que tem se envolvido”, disse.

Segunda a perguntar, Marina escolheu Serra e questionou o tucano sobre o seu aprendizado durante os 16 anos em que foi situação, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, e oposição, durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a a terceira colocada nas pesquisas, “tivemos dois grandes partidos que não foram capazes de esquecer as divergências que muitas vezes são da oposição pela oposição”.

Serra respondeu dizendo que a chamada Emenda 29 foi aprovada por todos os partidos e falou em juntar forças. "Temos que somar e fazer um grande alinhamento", afirmou.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host