05/08/2010 - 07h00

Presidenciáveis participam do primeiro debate de TV nesta quinta-feira

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Os principais candidatos à Presidência da República farão nesta nesta quinta-feira (5) seu primeiro debate desde o início da campanha eleitoral deste ano. Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) estarão frente a frente em um debate promovido pela TV Bandeirantes.

Com início marcado para as 22h, e com transmissão ao vivo pela TV, o encontro entre os presidenciáveis terá a duração de duas horas. O debate terá cinco blocos, nos quais os candidatos responderão às perguntas feitas por seus adversários e por jornalistas.

Nessa quarta-feira (4), todos os candidatos que estarão presentes ao debate reservaram tempo em suas agendas para se preparar para o encontro.

Debate Folha/UOL

O portal UOL e a Folha de S.Paulo promoverão dois debates no mês de agosto. O primeiro, no dia 17, será entre os candidatos ao governo de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomanno (PP). Um dia depois (18), será a vez do debate entre os presidenciáveis. Estarão frente a frente Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Ambos os eventos serão transmitidos ao vivo pela internet.

Os internautas podem participar enviando suas perguntas em vídeo, de até 20 segundos. Neste link, você fica sabendo como mandar suas questões para os presidenciáveis. Já nesta página, você se informa sobre o envio de perguntas para os candidatos de São Paulo.

Como funcionam os debates

Ambos os debates terão o mesmo funcionamento. Metade dos eventos será apenas entre os próprios candidatos fazendo perguntas entre si. Um moderador controlará o tempo. Na segunda parte, os candidatos responderão a perguntas de internautas, que serão coletadas pelo UOL e pela Folha.com ao longo das próximas semanas. Ao final, os candidatos vão responder a questões formuladas por jornalistas da Folha e do UOL. Os debates estão marcados para começar às 10h30. O evento dos presidenciáveis terá duas horas de duração, enquanto o dos candidatos paulistas terá duas horas e meia.

Transmissão

Com o objetivo de democratizar o acesso ao encontro, todos os meios de comunicação interessados poderão compartilhar e transmitir o sinal de áudio e vídeo do debate. Portais de internet, emissoras de rádio, TVs e outros veículos terão amplo acesso para fazer a cobertura jornalística do evento.

O debate Folha/UOL com os presidenciáveis já conta com a participação de outros 14 veículos. Já confirmaram que vão transmitir ao vivo o debate: JC Online (Recife), "O Povo" (Fortaleza), Cosmo (Campinas), Vírgula (São Paulo), Olhar Digital (São Paulo), Videolog (Rio de Janeiro), "Jornal do Comércio" (Rio Grande do Sul), Portal Imprensa (São Paulo), Congresso em Foco (Brasília), Convergência Digital (Brasília), Última Instância (São Paulo), Jus Navigandi (Teresina), Blog do Josias e Blog do Noblat.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host