30/06/2010 - 18h53

Marina Silva alfineta ausências de Dilma e Serra em sabatina

Clarissa Barreto
Especial para o UOL Eleições
Em Porto Alegre

Única candidata à Presidência presente na sabatina promovida por prefeitos gaúchos na tarde desta quarta-feira (30), em Porto Alegre, Marina Silva (PV) criticou as ausências de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). “Vocês imaginem eu vindo aqui, como a terceira alternativa, e os senhores ainda foram esquecidos. Imaginem se fosse apenas um plebiscito, acho que a maioria dos debates nem teria acontecido”, disse ela às dezenas de prefeitos presentes no 30º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. Rousseff não confirmou presença; já Serra era esperado até as 15h, quando a assessoria do candidato tucano avisou aos organizadores que ele não estaria presente.

Marina voltou a criticar o que classifica de "plebiscito" - a escolha entre Dilma e Serra. “Nas ruas, as pessoas dizem ‘é uma luta de David contra Golias’, e eu concordo. Mas eu não tenho dúvida de que o povo brasileiro vai assumir a responsabilidade de renovar o plebiscito”, afirmou. “Porque as pessoas se acham donas de tudo e ainda se sentem donas do resto, inclusive do voto de vocês. (...) Ninguém privatizou o voto de ninguém", disse.

Em entrevista coletiva após a sabatina, a candidata foi questionada sobre sua posição nas pesquisas - o último levantamento Vox Populi a coloca em terceiro lugar, com 8%. Ela não disse que espera ir para o segundo turno, mas criticou a polarização da eleição. “Em uma eleição em dois turnos, é perda de tempo impor uma eleição plebiscitária. O afunilamento só se dá no segundo turno”, afirmou. “Eu não tenho dúvida de que a sociedade brasileira vai aumentar significativamente sua escolha por um projeto de país, e não pelas picuinhas de um candidato para com outro", disse.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host