31/10/2010 - 12h04

Manhã de votação segue tranquila em Goiás

Rafhael Borges
Do UOL Eleições
Em Goiânia

Sem incidentes relevantes até o momento, o clima é de tranquilidade nas eleições em Goiás. Segundo a assessoria da Polícia Militar, cinco pessoas foram presas de ontem até as 8h45 de hoje. A maioria das prisões se deu pela distribuição de materiais de campanha. Na capital, somente uma prisão foi efetuada e não há registro de infrações por parte das coligações.

O MPE (Ministério Público Federal), que neste domingo atua em parceria com a PM, também não registrou ocorrências graves até o momento. Segundo a assessoria da procuradoria, foi desenvolvido um trabalho de conscientização dentro das coligações para que fosse mantida a paz entre os cabos eleitorais e os militantes.

Pelas medidas que foram adotadas, até de forma maior que no primeiro turno, a expectativa é de que haja mais respeito aos eleitores. As cidades goianas, que no primeiro turno amanheceram tomadas por santinhos, permanecem limpas neste fim de semana. Devido à chuva em grande parte do Estado, não há grande movimentação na seções eleitorais.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou um levantamento do horário de pico da votação em todo o país. Em Goiânia (GO) o horário mais procurado pelos eleitores é das 10h ao meio-dia. Devido ao feriado prolongado, a expectativa é que a abstenção, que no primeiro turno foi de mais de 700 mil eleitores, aumente. No final da noite de sábado o movimento nas estradas e no aeroporto já tinha aumentado em mais de 200%.

Prisão

O Presidente da Agecom (Agência Goiana de Comunicação), Marcus Vinícius de Faria, teria sido preso em frente a uma escola por fazer boca de urna e ainda por desacato a autoridade. Após assinar um terno na polícia federal, Faria teria sido liberado.

Os candidatos ao governo de Goiás Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB) votam ainda nesta manhã. Rezende registra seu voto no colégio Marista em Goiânia e Perillo no interior do Estado, em Palmeiras de Goiás (75 quilômetros da capital).

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host