Se ousarem me prender, estarão cometendo uma barbárie política, diz Lula

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

  • THIAGO BERNARDES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

    16.mar.2018 - Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no lançamento do livro A Verdade Vencerá, em São Paulo

    16.mar.2018 - Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no lançamento do livro A Verdade Vencerá, em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dizer nesta sexta-feira (16), em São Paulo, que sua eventual prisão o tornará o primeiro preso político do século 21 no Brasil.

"Se eles ousarem mandar me prender, estarão cometendo uma barbárie política", disse Lula. "Estarão me transformando no primeiro preso político do século 21 nesse país." O ex-presidente afirmou que, por isso, está "com a tranquilidade dos inocentes".

Leia também:

Condenado em segunda instância no caso do tríplex, da Operação Lava Jato, Lula pode ser preso depois do julgamento de um recurso no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre. Isso ainda não tem nada para acontecer. O petista ainda pode recorrer da condenação aos tribunais superiores.

"Aconteça o que acontecer, vocês têm que saber: eu estou na luta. Não adianta tentar calar a minha voz, porque eu falarei pela voz de vocês. Não adianta tentar encurtar o meu espaço, porque eu andarei pela perna de vocês", afirmou o petista nesta noite.

A defesa do ex-presidente tenta conseguir no STF (Supremo Tribunal Federal) que ele possa recorrer da condenação em liberdade. Enquanto Lula discursava, o ministro Edson Fachin decidiu não levar o caso diretamente ao plenário e encaminhou a decisão sobre a tramitação para a presidente do Supremo, Cármen Lúcia.

Durante o discurso, Lula, que apesar de poder ficar inelegível pela Lei da Ficha Limpa é pré-candidato à Presidência da República, voltou a defender propostas como um referendo para revogar as reformas do governo de Michel Temer (MDB), a taxação de heranças e a isenção de imposto de renda para quem ganha até cinco salários mínimos e uma nova regulamentação dos meios de comunicação.

Lula falou durante o lançamento de seu livro "A verdade vencerá: o povo sabe porque me condenam", da editora Boitempo. A obra reúne três entrevistas inéditas concedidas por Lula em fevereiro deste ano.

O evento de lançamento começou com um minuto de silêncio pela morte de Marielle Franco, vereadora do PSOL no Rio assassinada junto com seu motorista, Anderson Pedro, em uma emboscada na noite de quarta-feira (14). 

Na segunda-feira (19), Lula inicia uma viagem de 10 dias pelos três Estados da região Sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos