Vou morrer sem ligar para pedir favor ao STF, diz Lula

Nathan Lopes

Do UOL, em Salvador

  • Raul Spinassé/Agência A Tarde/Estadão Conteudo

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa do Encontro Internacional Parlamentar, evento ligado ao Fórum Social Mundial, que acontece na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), em Salvador

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa do Encontro Internacional Parlamentar, evento ligado ao Fórum Social Mundial, que acontece na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), em Salvador

Com a polêmica em torno da discussão sobre se o STF (Supremo Tribunal Federal) vai pautar ou não o julgamento a prisão após condenação em segunda instância, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não irá ligar para nenhum ministro do Supremo para pedir favor.

"Eu não quero nenhum favor. Eu fui o presidente que mais indiquei ministro da Suprema Corte. Nunca liguei para nenhum pedido nenhum favor. E vou morrer sem pedir", disse na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) durante o Encontro Internacional Parlamentar, evento ligado ao Fórum Social Mundial, que acontece em Salvador.

Advogados de Lula tem se encontrado com ministros do STF na tentativa de que a Corte se reúna para debater a execução da pena após segunda instância, entendimento atual da Corte. Ministros do Supremo tem se mostrado contrários à situação. 

O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) condenou Lula a mais de 12 anos de prisão e indicou que irá pedir a execução da pena assim que os recursos pendentes forem julgados. A defesa de Lula também tenta, por meio de habeas corpus no STF, impedir que Lula seja preso e que possa recorrer em liberdade.

Lula diz que não indicou ministros do Supremo e do STJ (Superior Tribunal de Justiça) para ser favorecido. "Indiquei para eles cumprirem a Constituição".

O ex-presidente voltou a criticar parte do MPF (Ministério Público Federal), da Justiça Federal e da PF (Polícia Federal), dizendo que eles precisariam ter mais conhecimento de política.

Pedro Ladeira/Folhapress
Cármen Lúcia recebeu Sepúlveda Pertence, advogado do ex presidente Lula
Lula também pediu para que os políticos brasileiros se insurjam contra ações das instituições. "Se a gente não tiver orgulho do que a gente faz, se a gente não tiver honra, qualquer um destrói a classe política brasileira".

Ontem, a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, recebeu na Corte uma comitiva de deputados do PT e de partidos da oposição e recebeu também o advogado de Lula, Sepúvelda Pertence.

Um dia antes do encontro, nesta terça, Cármen afirmou que não se submete à pressão de políticos para incluir o tema na pauta do Supremo.

No fim de janeiro, ela afirmou que uma reavaliação da prisão após segunda instância por causa de Lula seria "apequenar" a Corte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos