Assessor da FAO lamenta ausência de Lula em evento da agência na Etiópia

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

  • Ricardo Stuckert/Instituto Lula

    30.jun.2013 - Ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva discursa na abertura do encontro sobre segurança alimentar na Etiópia em 2013

    30.jun.2013 - Ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva discursa na abertura do encontro sobre segurança alimentar na Etiópia em 2013

O diretor de comunicação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), Enrique Yeves, lamentou nesta sexta-feira (26), por meio de mensagem em uma rede social, a ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento da agência na Etiópia.

A defesa do ex-presidente entregou na manhã desta sexta o passaporte do petista na sede da Polícia Federal em São Paulo, após determinação da Justiça Federal do Distrito Federal. A decisão foi do juiz substituto Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, e tomada na quinta (25), um dia depois de Lula ter sido condenado em segunda instância no caso do tríplex em Guarujá (SP).

Leite determinou a entrega do documento em um prazo de 24 horas e a inclusão do nome de Lula no cadastro de impedidos de deixar o país da Polícia Federal. Como o ex-presidente tinha uma viagem marcada para esta sexta para a Etiópia, os procuradores do MPF sustentaram haver "risco concreto" de fuga, principalmente para países que não possuem acordos de extradição com o Brasil, como é o caso do país africano. O embarque foi desmarcado após ordem judicial.

No sábado (27), em Addis Ababa, capital da Etiópia, Lula iria participar em evento da FAO sobre a erradicação de fome no mundo e discursar sobre ações de seu governo no Brasil, como o programa Fome Zero.

Algumas das autoridades com presença confirmada no evento são o primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn Boshe, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), o português António Guterres, e o diretor geral da própria FAO, o brasileiro José Graziano da Silva – ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome no governo Lula e responsável pela elaboração e implementação do programa Fome Zero.

  • 51657
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2018/01/26/considerando-o-que-foi-revelado-pela-operacao-lava-jato-ate-o-momento-e-a-condenacao-em-2-instancia-lula-deveria-ou-nao-ser-preso.js

Embora o MPF (Ministério Público Federal) tenha pedido que deslocamentos dentro país também fossem proibidos, a restrição a viagens nacionais não foi acolhida.

Na decisão, a qual o jornal "Folha de S. Paulo" teve acesso, o magistrado afirmou que a medida tem natureza provisória e pode ser alterada, caso da defesa de Lula apresente argumentos que contradigam os indícios apresentados pelo MPF à Justiça. A defesa de Lula afirmou que recebeu com "grande estarrecimento" a decisão do juiz e que a ordem judicial "reforça as violações a garantias fundamentais" de Lula.

O UOL entrou em contato com a FAO sobre a ausência de Lula no evento e aguarda retorno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos