Análise: Marchezan ser mais votado em Porto Alegre foi "surpresa"

Do UOL, em São Paulo

Para o colunista do UOL Josias de Souza e a cientista política e professora da ESPM Denilde Oliveira Holzhacker, a primeira colocação no primeiro turno do deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB) foi uma surpresa em Porto Alegre (RS), já que o candidato do PMDB, Sebastião Melo, era o favorito.

Denilde salienta a falta de tradição de PSDB no Estado, o que contribui ainda mais para a surpresa de Marchezan no primeiro lugar.

Josias de Souza explica que isso pode ter acontecido por que Melo faz parte do governo, que enfrenta uma profunda crise econômica, o que pode explicar a escolha dos eleitores. "Quando foram votados os aumentos para 14 categorias de servidores, Temer foi criticado, porque tinha que cortar gastos. Marchezan foi o único tucano que subiu na tribuna para falar contra o presidente", diz.

Josias acrescenta: "com um discurso comprometido com o eleitorado, Marchezan mostrou que nem sempre é preciso seguir os estereótipos".

Análise: eleições municipais apontam para fragmentação dos partidos

PT perde força

Denilde Oliveira Holzhacker falou também sobre o papel do PT nas eleições em Porto Alegre, que sempre foi um partido muito forte na capital gaúcha. "Raul Pont (PT) terminou em terceiro lugar. Luciana Genro (PSOL) começou em primeiro e foi perdendo fôlego. Isso mostra muito da discussão que acontece em Porto Alegre sobre o papel da esquerda e como ela vai se reestruturar", disse.

Ela disse ainda que o Estado e a prefeitura passam por uma grande crise, então "muito eleitores questionaram como muitas das propostas de Luciana Genro seriam viabilizadas".
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos