Veja quem são e o que propõem os principais candidatos a prefeito de BH

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • UOL

    João Leite (PSDB), à esquerda, e Alexandre Kalil (PHS), à direita, candidatos a prefeito em Belo Horizonte

    João Leite (PSDB), à esquerda, e Alexandre Kalil (PHS), à direita, candidatos a prefeito em Belo Horizonte

Os dois candidatos a prefeito de Belo Horizonte que devem se enfrentar no segundo turno têm duas coisas em comum: fizeram história no Clube Atlético Mineiro e são egressos do campo político do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na capital mineira.

Nome escolhido por Aécio, deputado estadual em sexto mandato, João Leite (PSDB), 62, foi vereador por duas vezes na capital mineira e traz no currículo uma carreira de 12 anos como goleiro do Galo. Já o ex-presidente do time, Alexandre Kalil (PHS), 58, que apoiou Aécio em várias campanhas, lançou-se candidato, após ver frustrada sua tentativa de entrar no Congresso Nacional, seja como senador ou como deputado federal, em 2014, pelo PSB, com eventual apoio do tucano. 

Belo Horizonte tem nessas eleições um número incomum de candidatos (onze), mas as pesquisas apontam uma forte tendência de um segundo turno entre os dois. Segundo a pesquisa Datafolha do dia 27 de setembro, Leite tem 32% das preferências de intenção de votos e Kalil, 18%. Quadro semelhante mostra o Ibope do dia 28 de setembro, o tucano, com 35% e Kalil, com 24%.
 

Ex-goleiro tucano

Divulgação/ Juventude PSDB/ Facebook
O deputado estadual João Leite (ao centro, de roxo) é escolhido pelo PSDB como candidato a prefeitura de Belo Horizonte com apoio dos senadores Aécio Neves (à dir.) e Antonio Anastasia (à esq.)

Atleta que por mais tempo vestiu a camisa do Clube Atlético Mineiro, João Leite foi por duas vezes vereador em Belo Horizonte e exerce pela quarta vez mandato de deputado estadual. O tucano tenta a eleição para prefeito pela terceira vez, após disputar em 2000 e 2004. Ele foi secretário de Desenvolvimento e Esportes de Minas Gerais, quando Aécio Neves era governador. 

Leite destacou durante a campanha sua intenção de ser "prefeito de todos", para agregar apoios. "Eu quero vestir a camisa de um time formado por pessoas de todos os times, de todos os credos, raças, de todas as ideologias e crenças. Um time que está no coração de todos que moramos aqui. Um time chamado Belo Horizonte", disse o candidato.


 

Conheça algumas das propostas de governo do candidato João Leite (PSDB)


Saúde

O candidato promete fazer monitoramento individualizado de pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, câncer de mama e próstata, além do acompanhamento fisioterápico, psicológico e nutricional de idosos e crianças com até seis anos. João Leite diz que vai implantar serviço de transporte de pacientes, para o redirecionamento dos pacientes ao serviço de atendimento mais adequado.

Segurança

O candidato diz que vai realizar ações de requalificação em áreas degradadas e carentes em infraestrutura e serviços públicos em Belo Horizonte, e fazer ações conjuntas com órgãos de segurança nas zonas de grande ocorrência de crimes, como furtos e roubos. Criação de oficinas para jovens carentes com foco na geração de empregos e a estruturação da Guarda Municipal são compromissos assumidos por João Leite, além da expansão das câmaras que vigiam as ruas no município.

Educação

O candidato diz que vai universalizar o acesso da população à rede municipal de ensino e à pré-escola, por meio da expansão da rede de escolas e parcerias com o setor privado, sobretudo para vagas em creches. Ele ainda diz que as escolas municipais irão adotar novas tecnologias e serão oferecidas disciplinas voltadas à inclusão digital.

Moradia

João Leite diz que vai regularizar os imóveis localizados em vilas e favelas, concedendo a titularidade àqueles que os ocupam. Por meio de mutirões, com a comunidade entrando com a mão de obra e a prefeitura com apoio técnico e de material, o candidato diz que vai melhorar as condições de casas em vilas e favelas em Belo Horizonte.

Transporte

O candidato pretende implantar em Belo Horizonte linhas de ônibus entre bairros de uma mesma região, com veículos menores, além de implantar a "tarifa inteligente", que terá preços flexíveis e ajustados ao perfil do usuário. João Leite diz que vai também reestruturar e integrar as ciclovias e ciclofaixas do município, além de instalar bicicletários e vestiários. Ele pretende também implantar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Belo Horizonte.

Projetos estruturantes

O tucano promete fazer leilões para exploração de espaços públicos degradados para criação de corredores culturais pela iniciativa privada. Também pretende criar infraestrutura, linhas de transporte, serviços e oportunidades de emprego nos bairros, reduzindo a atração do centro da cidade. Ele pretende também fornecer internet grátis em vilas e favelas, parques municipais e praças, e pontos de energia para carregamento de celulares, tablets e notebooks.
 

Veja mais detalhes e outras propostas do candidato João Leite apresentadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no site do tribunal.
 

Dirigente antipolítico

Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
O empresário Alexandre Kalil se despede dos torcedores do Atlético Mineiro quando saiu da presidência do clube em 2014

Alexandre Kalil tenta encarnar a figura do antipolítico. Empresário da construção civil, Kalil (PHS) fez fama como presidente do Clube Atlético Mineiro, entre 2011 e 2014, período de conquistas importantes para o clube, como a Copa Libertadores em 2013.

Neófito em política, Kalil apresentou-se como candidato anti-político nas eleições deste ano. "Chega de político" é o slogan de sua campanha, onde ele se apresenta como o avesso "de tudo que está aí".  A principal ideia que Kalil que tentou passar na sua campanha foi o de continuidade com melhoria. "Temos que fazer funcionar melhor o que já temos e botar para frente o que não foi feito", costuma repetir. Ele diz que não pretende fazer "grandes obras" em Belo Horizonte. 

Conheça algumas das propostas de governo do candidato Alexandre Kalil (PHS)

Saúde

Alexandre Kalil (PHS) promete criar em Belo Horizonte uma central eletrônica de atendimento de saúde, que se encarregará de orientar e conduzir os usuários para os procedimentos, os exames e as consultas. O candidato ainda garante vacinação de 100% da população de risco contra a dengue e o vírus H1N1.

Educação

O candidato do PHS planeja aumentar o gasto per capita com a educação em Belo Horizonte e promete triplicar o número de crianças matriculadas no ensino pré-escolar. O candidato também diz que os alunos do ensino fundamental e médio no município vão dominar o inglês ou o espanhol. Alexandre Kalil também promete que pelo menos a metade dos alunos das escolas municipais terá acesso a oficinas de reforço escolar e uso de ferramentas tecnológicas, como computadores, tablets e smartphones. 

Segurança

Alexandre Kalil pretende criar em Belo Horizonte uma secretaria de prevenção social da violência e segurança, para prospectar recursos, elaborar projetos e negociar fundos para os programas municipais de segurança pública.

Transporte e mobilidade

Alexandre Kalil diz que vai municipalizar os corredores de risco em Belo Horizonte, que estão sob gestão federal, e realizar campanhas de trânsito. O candidato pretende também fazer uma fiscalização rigorosa nos corredores que concentram a maior parte dos acidentes.

Veja as propostas do candidato Alexandre Kalil (PHS) apresentadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no site do tribunal

Veja os números das pesquisas Datafolha

 

 

 

Veja os números das pesquisas Ibope

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos