O que pensam os cruzeirenses sobre a chance de BH ter um prefeito do Galo

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Arte/UOL

    Só dá Galo: o ex-goleiro João Leite (à dir.) e o ex-presidente do clube Kalil lideram as pesquisas de intenção de voto em BH

    Só dá Galo: o ex-goleiro João Leite (à dir.) e o ex-presidente do clube Kalil lideram as pesquisas de intenção de voto em BH

Atlético Mineiro versus Atlético Mineiro. Essa é a disputa das eleições à Prefeitura de Belo Horizonte, pelo menos para a torcida do arquirrival Cruzeiro Esporte Clube, que encara até como "pesadelo" a possibilidade de ter um prefeito do Galo.

De acordo com as pesquisas de intenção de voto, a eleição na capital mineira deve ir ao segundo turno: o ex-goleiro atleticano João Leite (PSDB) e o ex-presidente do clube Alexandre Kalil (PHS) lideram as pesquisas.

Em primeiro, com um percentual de intenção de voto de 33% segundo a pesquisa Ibope divulgada no dia 14 de setembro, está o deputado estadual João Leite, goleiro do Galo entre 1976 e 1989, com 12 títulos mineiros na carreira e ídolo do time.

O empresário Alexandre Kalil, por sua vez, aparece com 22% das intenções de voto. Ele ocupou a presidência do Atlético entre 2008 e 2014, período em que o time ganhou campeonatos importantes como a Libertadores da América, em 2013.

Pelas redes sociais, as torcidas organizadas do Cruzeiro elegeram como alvo o ex-cartola. Diversos vídeos e áudios de entrevistas de Alexandre Kalil com falas duras contra o time adversário estão sendo replicadas. Num deles, o ex-presidente afirma ter como objetivo "destruir" o Cruzeiro. Noutro, disse que se fosse juiz "roubaria" para o Atlético.

Procurado pelo UOL, Leite afirmou que "a eleição é para escolher o prefeito da cidade" e que a disputa se dá em torno das melhores propostas para Belo Horizonte. Kalil não respondeu às solicitações da reportagem para comentar o tema.

"Eu estava mais preocupada"

Carlos Eduardo Cherem/Colaboração para o UOL

Grazielle Ribeiro de Assis Leal, 27, secretária e "cruzeirense desde criancinha... e até morrer"

O pessoal falava que ele (Kalil) iria derrubar o Mineirão e fazer o campo do Atlético no bairro Califórnia. Mas não é verdade. Conversei com muitos despachantes e vigilantes, que eu tenho contato, e eles acham que não é verdade. No começo, eu estava mais preocupada. Agora, estou um pouco mais tranquila.

"Anulo o voto"

Carlos Eduardo Cherem/Colaboração para o UOL

Sérgio Luiz Patrício, 48, motorista de táxi e "cruzeirense desde criancinha"

Não gosto de misturar política com futebol. Não estou satisfeito com a política atual. O João Leite usa o fato de ter sido um goleiro bem-sucedido para se eleger. Isso está errado. O Kalil também está usando o fato de ser ex-presidente. Não vou votar em nenhum dos dois. Anulo o voto.

"É um pesadelo"

Carlos Eduardo Cherem/Colaboração para o UOL

Marcos Antônio dos Santos, 33, detetive particular e cruzeirense de "sangue azul"

Olha aqui para essas veias. Aqui corre sangue azul. É um pesadelo. O prefeito sendo atleticano, nunca vai ser a favor do seu oposto, que é o Cruzeiro. O problema é esse.

"Mesmo se quisessem, não poderiam prejudicar o Cruzeiro"

Carlos Eduardo Cherem/Colaboração para o UOL

Gabriel Gonçalves Peixoto Albino, 26, engenheiro de automação

Mesmo se quisessem, eles (Leite e Kalil) não poderiam prejudicar o Cruzeiro. Na minha opinião, eles (os candidatos) não vão ter nenhuma influência sobre o Cruzeiro.

"Nenhum deles vai prejudicar o Cruzeiro"

Arquivo pessoal

Isabela Carvalho Teixeira, 23, estudante de direito

Acho que não vai fazer muita diferença, não. Nenhum deles vai prejudicar o Cruzeiro. É igual ao Perrella (Zezé Perrella, do PSDB, ex-dirigente do Cruzeiro e senador por Minas Gerais): ele prejudicou o Atlético em algum momento? O problema é outro. Eles usam os clubes como "cama" para entrar na política.

O que eles dizem?

A reportagem do UOL entrou em contato com a assessoria de Kalil diariamente, por telefone e e-mail, desde o dia 15 de setembro, mas não foi atendida até o fechamento dessa matéria. Em entrevista à revista "Veja", no começo do mês, ele afirmou que "não há nenhum clima de torcida. Pelo contrário. Eu tenho recebido o apoio maciço dos cruzeirenses".

Já o candidato João Leite diz ter gratidão pelo clube que vestiu a camisa, mas afirma que não mistura política com futebol. "Sou muito grato por toda a história que tive Atlético. Por ter sido o jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube", afirma.

"Muita gente em Belo Horizonte tem sua preferência por um clube esportivo. No entanto, a eleição é para escolher o prefeito da cidade", diz o ex-goleiro do Atlético.

"Não creio que as eleições deste ano estejam marcadas pelo mesmo embate nos gramados. Estou confiante que a disputa se dará em torno das melhores propostas".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos