Ibope: Crivella tem 31%; Freixo e Pedro Paulo, 9% e Jandira e Bolsonaro, 8%

Do UOL, no Rio

  • Arte UOL

O senador e bispo licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ) segue líder da disputa para o cargo de prefeito do Rio de Janeiro, com 31% das intenções de votos, segundo a pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (14).

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e o antigo secretário-executivo de governo da administração do peemedebista Eduardo Paes (PMDB-RJ), Pedro Paulo (PMDB-RJ), aparecem com 9%. Em seguida vêm o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSC-RJ) e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), com 8%.  

Índio da Costa (PSD-RJ) recebeu 7% das intenções de voto, e Carlos Osório (PSDB-RJ), 3%. Os seis candidatos estão tecnicamente empatados no segundo lugar, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Alessando Molon (Rede-RJ) e Cyro Garcia (PSTU-RJ) aparecem com 1%. Carmem Migueles (Partido Novo) não chegou aos 1% dos votos. Thelma Bastos (PCO-RJ) não foi citada por nenhum dos entrevistados.

Brancos e nulos somaram 14% das intenções de voto. Já 4% não sabem ou não responderam.

A pesquisa, registrada no TSE pelo número RJ-08958/2016, foi encomendada pela Rede Globo. O nível de confiança estimado é de 95%. Foram ouvidas 1.001 pessoas entre os dias 10 e 14 de setembro.

2º turno

A pesquisa também simulou três possibilidades de segundo turno. Considerando Crivella e Freixo, o senador do PRB fica com 52% e o deputado do PSOL, com 26%. Brancos e nulos somam 20%. Não souberam responder, 2%.

Quando a simulação leva em conta Crivella e Bolsonaro, o primeiro fica com 54% e o segundo com 20%. Brancos e nulos somam 23%; não souberam responder, 3%.

O Ibope simulou ainda um segundo turno entre Freixo e Bolsonaro. Nessa situação, Freixo aparece com 37% e Bolsonaro com 27%. Brancos e nulos, 31%; não souberam responder, 5%.

Rejeição

A sondagem do Ibope mediu também o nível de rejeição aos candidatos. Pedro Paulo (PMDB-RJ) lidera o quesito: 36% não votariam nele de jeito nenhum. Jandira Feghali (PCdoB-RJ)  é a segunda mais rejeitada, com 35%. Flávio Bolsonaro (PSC-RJ) é rejeitada por 29%; Marcelo Crivella (PRB-RJ), por 24%; Índio da Costa (PSD-RJ), por 22% e Cyro Garcia (PSTU-RJ), por 21%.

Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Carlos Osório (PSDB-RJ) e Alessando Molon (Rede-RJ), foram rejeitados por 18%.

Carmem Migueles (Partido Novo) e Thelma Bastos, por 16%.

O percentual de entrevistados que votaria em qualquer um dos candidatos chegou a 3%. Outros 8% não souberam responder.

Avaliação da gestão Paes

Sobre o desempenho da administração do prefeito Eduardo Paes (PMDB),  38% consideram regular, 34%, ruim ou péssimo e 27% consideram ótimo ou bom. 1% não soube responder.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos