Ibope Rio: Crivella, 27%; Freixo e Bolsonaro empatados com 12% e 11%

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/Blake Smith

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) coloca Marcelo Crivella (PRB-RJ) na liderança pela disputa da Prefeitura do Rio de Janeiro. O candidato soma 27% das intenções de votos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os deputados estaduais Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e Flávio Bolsonaro (PSC-RJ) aparecem tecnicamente empatados com 12% e 11% das intenções de voto, respectivamente.

Apoiado pelo atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB-RJ), e antigo secretário-executivo de governo da administração do peemedebista, Pedro Paulo (PMDB-RJ) aparece com 6% ao lado da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que também teria 6% dos votos.

Índio da Costa (PSD-RJ) recebeu 5% das intenções de voto; Carlos Osório (PSDB-RJ), 4%, e Alessando Molon (Rede-RJ), 2%.

Carmem Migueles (Partido Novo) e Cyro Garcia (PSTU-RJ) estão com 1%.

Brancos e nulos somaram 20% das intenções de voto. Já 5% não sabem ou não responderam.

Rejeição

Crivella e Jandira Feghali foram rejeitados por 35% dos entrevistados. Na sequência, aparecem Pedro Paulo (33%), Flávio Bolsonaro (31%), Marcelo Freixo (25%), Cyro Garcia (22%), Índio da Costa (21%), Carlos Osório (20%), Alessandro Molon (18%) e Carmen Migueles (18%). De acordo com o Ibope, 1% disseram que votariam em qualquer candidato ou que não rejeitavam nenhum, e 7% não sabem ou não responderam.

Avaliação de Paes

O Ibope também perguntou aos eleitores qual a avaliação da gestão de Paes. Para 40%, ela é regular; para 32%, é ruim/péssima; para 27%, é boa/ótima. Outros 1% não souberam responder.

O nome de Telma Bastos (PCO-RJ) não constou na pesquisa pois, segundo o Ibope, passou a constar no site do TSE em 19 de agosto.

A pesquisa, encomendada pelo Rede Globo, ouviu 805 eleitores entre os dias 18 e 22 de agosto.

O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) sob o número RJ-06567/2016.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos