Após polêmica, Santander diz confiar na capacidade de Dilma

Do UOL, em São Paulo

  • Gustavo Amarelle/Xinhua

    Dilma venceu o segundo turno das eleições com 51,6% dos votos válidos

    Dilma venceu o segundo turno das eleições com 51,6% dos votos válidos

Após dizer que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff iria piorar a economia do Brasil, o banco Santander felicitou,nesta segunda-feira (27), a petista por sua reeleição.

Em comunicado, o banco disse estar confiante na capacidade da governante em implementar "as medidas necessárias" para iniciar um "novo ciclo de crescimento sustentável".

"Desejo manifestar minha total confiança em sua experiência e capacidade de liderança para implementar as medidas necessárias para que o Brasil construa um novo ciclo de crescimento sustentável, que beneficie a todos os brasileiros", disse o presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, em um breve comunicado.

Para a entidade, terceiro maior banco privado do Brasil, "a democracia saiu fortalecida nestas eleições, em mais uma prova da solidez institucional do país".

"O Santander continuará à disposição do país, para seguir apoiando em todo esse processo", acrescentou.

Em julho deste ano, o Santander enviou aos seus clientes de alta renda um texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral de Dilma iria piorar a economia do Brasil.

A análise foi impressa na última página do extrato dos clientes na categoria "Select", com renda mensal superior a R$ 10 mil. Dizia que se Dilma melhorar nas pesquisas de intenção de voto, os juros e o dólar vão subir e a Bolsa, cair.

Depois que o teor da carta ganhou destaque na imprensa, o banco divulgou uma nota dizendo que o aviso feriu "diretriz interna" da instituição. Dias depois, o presidente do Santander, Emilio Botín, afirmou que a pessoa responsável pelo envio do comunicado foi demitida. (Com Efe)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos