Santander demite analista que enviou carta e diz que opinião não é do banco

Bruna Souza Cruz*
Do UOL, no Rio

"É a opinião de um analista, não é a opinião do Santander", afirmou o presidente do banco Santander, Emilio Botín, em evento no Rio de Janeiro nesta terça-feira (29), sobre comunicado do banco que afirmava que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, poderia piorar a economia do Brasil. A carta foi enviada na última página do extrato dos clientes na categoria "Select", com renda mensal superior a R$ 10 mil. O executivo disse que o caso foi resolvido e que a pessoa responsável pelo envio do comunicado já foi demitida. 

"Enviamos uma carta à presidente. A pessoa tinha que ser demitida porque fez coisa errada", declarou Botín durante encontro de reitores, que discutem o futuro das universidades no século 21. O evento, organizado pelo banco Santander, vai até hoje (29), no Rio de Janeiro.

Quando questionado sobre a falta de representantes do Governo Federal no evento internacional, Botín ressaltou que "[aqui] não é reunião de governo. Aqui é reunião de reitores." O secretário da Educação Superior, Luiz Cláudio Costa cancelou a ida ao evento. Segundo a assessoria de imprensa, a decisão foi tomada antes da polêmica envolvendo o banco.

A presidente Dilma Rousseff disse que é "lamentável" a carta da instituição financeira. A declaração foi feita durante a sabatina realizada nesta segunda-feira (28) pelo UOL, pela "Folha de S.Paulo", pelo SBT e pela rádio Jovem Pan.

"Lamento que o que aconteceu. É inadmissível. Um país não deve aceitar uma interferência de qualquer instituição financeira de qualquer nível", defendeu a presidente.

Para a presidente, o pedido de desculpas foi apenas "protocolar". Dilma afirmou ainda que irá tomar medidas sobre a carta, mas não descreveu o que será feito. "Sobre o Santander, eu acho inadmissível. Eu não sei o que farei, eu não vou especular", declarou. No mesmo dia em que o UOL revelou o comunicado do Santander, o banco pediu desculpas e afirmou que o aviso feriu "diretriz interna" da instituição.

*A jornalista viajou a convite da organização do  3° Encontro Internacional de Reitores Universia

Notícias relacionadas

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos