Dilma cancela visita a morro em SC por temor de ataques

Leandro Prazeres

Do UOL, em Florianópolis

Com medo de ataques, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que coordena a segurança da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), cancelou uma visita ao morro do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis. A informação foi confirmada pela secretaria de comunicação do governo de Santa Catarina. Dilma está em Florianópolis nesta sexta-feira (17), onde se encontra com prefeitos do interior do Estado e militantes.

A assessoria da campanha de Dilma informou que a visita ao Maciço do Morro da Cruz foi cogitada, mas não foi confirmada. Os motivos que levaram à não realização da visita não foram divulgados oficialmente. No entanto, segundo assessores do governo do Estado de Santa Catarina, uma equipe do GSI foi enviada ao local, onde Dilma faria uma visita a obras do programa "Minha Casa, Minha Vida", mas a visita teria sido vetada devido aos potenciais riscos de uma incursão ao local.

Santa Catarina sofre uma onda de atentados praticados, segundo as autoridades locais, por facções ligadas ao crime organizado e ao tráfico de drogas. Desde 26 de setembro, pelo menos 110 ataques foram registrados. Foram 42 ônibus incendiados e oito bases policiais atacadas. Um agente penitenciário aposentado foi morto.

O Maciço do Morro da Cruz é uma área conhecida como um tradicional ponto de disputa por pontos de venda de drogas.

Um dos problemas detectados, segundo a assessoria do governo catarinense, foi a falta de rotas alternativas para entrar e sair do morro.

"Só tem uma rota para entrar e sair de lá. O GSI foi lá e cancelou a visita por motivo de segurança", disse o diretor de imprensa da Secretaria de Estado de Comunicação, Cláudio Thomas.

A Força Nacional de Segurança foi enviada ao Estado no dia 4 de outubro para conter a onda de violência.

Dilma chegou a Florianópolis por volta das 9h desta sexta-feira. É a segunda vez que ela vai ao Sul do país no segundo turno. A primeira foi uma visita a Canoas, no Rio Grande do Sul, na semana passada.

Em Florianópolis, Dilma teve uma reunião com aproximadamente 160 prefeitos do interior de Santa Catarina e um encontro com militantes.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos