Dilma encerra campanha em Porto Alegre, onde vota neste domingo

Leandro Prazeres

Do UOL, em Porto Alegre

  • Leandro Prazeres/UOL

    Dilma participa de uma caminhada no centro de Porto Alegre, seu berço político

    Dilma participa de uma caminhada no centro de Porto Alegre, seu berço político

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), participou do seu último ato público de campanha antes do primeiro turno das eleições na tarde deste sábado (4), no Rio Grande do Sul, seu berço político. Dilma participou de uma caminhada pelo bairro Cidade Baixa, na capital gaúcha, ao lado do candidato à reeleição ao governo do RS, Tarso Genro (PT), e com o candidato ao Senado, Olívio Dutra (PT).

Dilma dorme esta noite em Porto Alegre onde, neste domingo (5), irá votar antes de retornar a Brasília. A Brigada Militar, responsável pelo policiamento, não soube estimar o total de militantes que se reuniram pelas ruas da Cidade Baixa durante a caminhada. Pelo menos 500 metros de ruas, segundo a Brigada Militar, foram ocupados durante o ato.

Nascida em Belo Horizonte, foi em Porto Alegre que Dilma iniciou sua carreira político-administrativa ao assumir cargos públicos durante gestões do PDT e do PT. O Rio Grande do Sul é considerado um dos principais redutos do PT no Brasil e já governou o Estado em duas ocasiões. A primeira foi com Olívio Dutra (1999 a 2003), e a segunda com Tarso Genro, eleito em 2010.

Durante a caminhada, Dilma, Tarso e Olívio não falaram ao microfone e, ao final, a candidata à reeleição quebrou o protocolo, desceu da carroceria da caminhonete onde estava e posou para fotos com militantes. Dilma deixou o local sem falar com a imprensa.

Segundo o ministro-chefe da Comunicação Social da Presidência, Thomas Traumann, Dilma vai descansar no restante do dia. Neste domingo (5) pela manhã, Dilma vai votar na Escola Estadual Santos Dummont e, depois seguirá para Brasília, onde vai aguardar a contagem dos votos do primeiro turno. 

Campanha presidencial 2014
Campanha presidencial 2014

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos