Marina critica inexperiência de Dilma, e petista ironiza 'nova política'

Do UOL, em São Paulo

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), e a candidata Marina Silva (PSB) travaram um duelo durante o segundo bloco do debate entre presidenciáveis realizado pela "TV Globo" nesta quinta-feira (2). Marina questionou a falta de experiência política de Dilma, e a presidente respondeu dizendo que não é necessário ter feito "carreira" na política para chegar à Presidência.

  • 35807
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2014/enquetes/2014/10/03/na-sua-opiniao-que-candidato-saiu-se-melhor-no-debate-da-tv-globo.js

A petista aproveitou ainda para ironizar um dos motes da campanha de Marina, que fala em "nova política" --Marina criticou durante toda sua campanha alianças entre partidos que não sejam o que ela considera "programáticas".

Marina questionou os ataques feitos pelo PT contra a proposta feita pelo PSB de dar independência ao Banco Central e perguntou "qual Dilma fala agora?".

Dilma respondeu dizendo que Marina confundia independência com autonomia.

"Acho que você está deliberadamente confundido autonomia com independência. No seu programa está escrito de forma clara, independência. Eu respeito autonomia do Banco Central. Eu sugiro que a senhora leia o que escreveram no seu programa, a senhora está confundindo autonomia com independência, e são coisas diferentes. Não é possível transferir essa escolha para os bancos", disse Dilma.

Na réplica, Marina disse que a Dilma que falava era a "Dilma das eleições", e não a "Dilma das convicções".

"Que por não ter experiência política e ter virado presidente da República, não ter sido nem vereador, e virado Presidente da República, sabe o que acontece? Confunde os poderes. Acha que autonomia do Banco Central é ser um poder independente", disse Marina.

Dilma rebateu, disse que a inflação está sob controle e questionou o argumento sobre sua suposta falta de experiência política.

"Agora, a minha inexperiência política, é interessante vindo de uma pessoa que defende a nova política. Quer dizer, candidata, que uma pessoa que não fez a carreira vereadora, deputada, senadora, ela não pode ser presidenta? Onde isso está escrito? Não na nossa Constituição. Aliás, eu tenho convicção que qualquer brasileiro ou qualquer brasileira podem ser presidente da República", disse Dilma.

Pesquisas

Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas nesta quinta-feira (2) mostram uma disputa apertada entre Marina e o candidato tucano Aécio Neves por uma vaga no segundo turno.

No Ibope, Dilma lidera da corrida presidencial, com 40% das intenções de voto, seguida por Marina, com 24%, e Aécio, que alcançou 19%. No Datafolha, Marina tem 24% das intenções de voto e Aécio, 21%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos