Deputado que associou Correios à campanha de Dilma ataca tucanos

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

O deputado estadual Durval Ângelo (PT-MG) atacou os tucanos ao explicar sua participação em vídeo no qual aparece associando os Correios às campanhas dos petistas Dilma Rousseff e Fernando Pimentel em Minas Gerais. O material foi captado durante reunião de dirigentes da empresa, na semana passada, no Estado.

No evento, que contou com a participação de Wagner Pinheiro, presidente dos Correios, o petista afirma, entre outras coisas, que a presidente só chegou a "40%" das intenções de votos em Minas porque "tem dedo forte dos petistas dos Correios". O vídeo foi revelado pelo jornal "Estado de São Paulo".

"Se hoje nós temos a capilaridade da campanha do (Fernando) Pimentel e da Dilma em toda Minas Gerais, isso é graças a essa equipe dos Correios".

Em nota publicada nesta quarta-feira (1º), diferentemente do que diz no vídeo, o petista se restringe a explicar como sendo "natural" o apoio de empregados dos Correios, mas apenas à sua campanha (ele tenta a reeleição), e não faz menção às campanhas majoritárias de Pimentel (governo estadual) e Dilma (Presidência), como citado na gravação.

Para se justificar, o petista buscou atacar gestões tucanas, tanto no âmbito federal quanto no estadual.

Ângelo afirmou que "trabalhadores têm o direito de expressar suas posições políticas" e afirmou não ser a primeira vez que recebe o apoio de "petistas dos Correios".

"Também em outras eleições, sobretudo por assumir a luta contra a privatização da empresa, pretendida pelo governo Fernando Henrique Cardoso, já tive muitos votos dos servidores desta respeitosa empresa", descreveu a nota.

Mais adiante, o político acusa chefias da Superintendência Estadual de Ensino e da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) a pressionarem os servidores "a aderirem às campanhas tucanas". Ele também acusa Danilo de Castro, um dos coordenadores da campanha de Pimenta da Veiga (PSDB), de ter feito uma "convocação institucional' a funcionários de cargos de confiança para se engajarem na campanha tucana.

"Fatos estes que não ganham destaque nos órgãos de imprensa", trouxe a nota.

O deputado encerra o boletim dizendo que a reunião com dirigentes dos Correios foi feita "fora do expediente de trabalho dos funcionários dos Correios".

"Tratou-se de uma atividade normal da campanha, aberta e, inclusive, divulgada para a imprensa e postada nas redes sociais".

Questionamento judicial

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves (PSDB-MG), e o candidato tucano ao governo de Minas, o ex-ministro Pimenta da Veiga, disseram que vão questionar juridicamente o episódio.

"Estamos entrando então com uma investigação criminal no TRE (Tribunal Regional Eleitoral de MG), uma denúncia de abuso de poder político junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que isso seja investigado a fundo", disse Aécio durante evento de campanha nesta quarta-feira na cidade de Juiz de Fora (278 km de Belo Horizonte).

Pimenta da Veiga afirmou que irá pedir a impugnação da candidatura de Fernando Pimentel por considerar que os petistas usaram a estrutura dos Correios de "forma despudorada". O UOL tentou contato com Durval Ângelo, mas não conseguiu.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos