Na TV, Dilma compara Marina a Collor e Jânio Quadros

Do UOL, em São Paulo

A campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) subiu o tom das críticas contra Marina Silva (PSB), que apareceu empatada com a candidata à reeleição na liderança na última pesquisa Datafolha de intenções de voto.

Durante o programa desta terça-feira (2), Dilma utilizou trechos do debate promovido por UOL, Folha, SBT e Jovem Pan, realizado na segunda-feira, em especial os momentos em que atacou Marina.  A campanha da petista também comparou Marina aos ex-presidentes Jânio Quadros e Fernando Collor pela falta de apoio político que ambos contavam no Congresso Nacional em suas respectivas gestões.

Ao citar que a atual base de Marina conta com 33 deputados na Câmara e que é necessário 129 para aprovar um projeto de lei, o locutor questiona: "Como é que você acha que ela vai conseguir esse apoio sem fazer acordos? E será que ela quer? Será que ela tem jeito para negociar?"

Em seguida, a propaganda de Dilma diz que "duas vezes em sua história, o Brasil elegeu salvadores da pátria, chefes do partido do eu sozinho". Nesse momento, imagens de Jânio Quadros, que renunciou à Presidência em 1961, e da Folha de S.Paulo da época do impeachment de Fernando Collor, em 1992, apareceram na tela.

"E a gente sabe como isso acabou. Sonhar é bom, mas eleição é hora de botar o pé no chão e voltar à realidade", conclui o locutor da propaganda de Dilma.

O nome de Collor não é citado em nenhum momento - ao mostrar a capa da Folha, a propaganda de Dilma omite a menção ao ex-presidente. Collor é candidato à reeleição ao Senado pelo PTB em Alagoas e conta com apoio do PT no pleito estadual, além de declarar voto em Dilma na disputa presidencial.

Recentemente, Collor falou no horário eleitoral sobre o impeachment e se disse vítima de um "golpe parlamentar" quando foi deposto.

Marina e Aécio

Em sua propaganda, Marina manteve o discurso de "nova política". "É assim que se faz a verdadeira mudança na política, com atitude ética, sem ataques desqualificados aos adversários", diz a candidata do PSB, que falou sobre propostas nas áreas de educação e saúde e não citou a presidente.

Terceiro colocado na pesquisa Datafolha, Aécio Neves (PSDB) voltou a criticar o governo de Dilma, dizendo que o Brasil está "pior do que há quatro anos", e buscou a posição de contraponto a Marina Silva. "Eu respeito a Marina. Ela também é uma pessoa com boas intenções", disse Aécio, que depois contra-atacou. "Sem experiência, sem força política, o sistema engole as boas intenções da noite para o dia."

Veja a íntegra do horário eleitoral desta terça:

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos