TSE nega pedido para suspender campanha de Arruda ao governo do DF

Da Agência Brasil

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Dias Toffoli, negou nesta segunda-feira (1º) pedido do Ministério Público Eleitoral para impedir que José Roberto Arruda, candidato ao governo do Distrito Federal, continue a fazer campanha.

Toffoli entendeu que o recurso no qual a defesa de Arruda contesta a decisão do tribunal, que barrou a candidatura do ex-governador, deve ser julgado antes do pedido do Ministério Público.


No último sábado (30), os advogados do candidato entraram com novo recurso no TSE para tentar obter o registro de candidatura.

Na terça-feira (26), os ministros do TSE mantiveram decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que já tinha negado o registro com base na Lei da Ficha Limpa.

Segundo essa lei, ficam inelegíveis por oito anos os candidatos condenados por um órgão colegiado em segunda instância.

No último dia 9 de julho, Arruda acabou condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

A condenação é referente à Operação Caixa de Pandora, que investigou o esquema de corrupção que ficou conhecido como Mensalão do DEM, partido ao qual pertencia à época em que era governador.

Quando o escândalo veio à tona, Arruda chegou a ser preso durante o seu mandato, em 2010. 

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos