Carro de deputado para em ciclovia: "Culpa é do motorista", diz parlamentar

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

Um flagrante de desrespeito às leis de trânsito causou revolta entre ciclistas e cicloativistas paulistanos no início desta semana. O carro oficial do deputado estadual e candidato à reeleição Milton Vieira (PSD) foi fotografado estacionado em uma ciclovia da capital, atrapalhando a vida dos ciclistas que tentavam utilizar o espaço urbano a eles destinado. 

A imagem, primeiramente divulgada na página www.facebook.com/bikeefoto, rodou pelas redes sociais e gerou revolta entre os ciclistas, que entraram em contato com o gabinete do deputado, exigindo explicações. "Como podemos pedir que o motorista respeite nossos direitos se quem deveria dar o exemplo faz exatamente o contrário?", indagou um. "Senhor legislador, o Sr não deveria estar acima, abaixo, à direita ou à esquerda da lei, mas estritamente nela e fora da ciclofaixa!", disse outro.

O deputado, então, achou que era melhor responder às manifestações. Assim, decidiu escrever uma carta pública, onde afirmou que a culpa foi de seu motorista, que cometeu "fatídica infração", e que por isso já teria sido "formalmente advertido".

Mas o parlamentar não parou por aí. Ele disse também que a ciclovia em que seu carro fora flagrado estacionado não estava em funcionamento, e sim em processo de implantação pela prefeitura municipal. Tanto seria assim que seu motorista, ao notar que havia sido fotografado em flagrante ilicitude, imediatamente teria tomado o cuidado de fotografar os veículos e profissionais da prefeitura em seu trabalho de implantação da ciclovia (veja foto acima).

As fotos publicadas pelo deputado e a foto do flagrante de desrespeito, porém, não são do mesmo lugar. Nesta quinta-feira (27), Vieira enviou nota e fotos ao UOL que comprovariam que ambas as imagens pertencem à ciclovia da rua Barra Funda, mas em trechos diferentes. O deputado, porém, não comentou o fato de o carro estar parado em local proibido, independentemente da ciclovia.

Veja, abaixo, a carta do deputado-candidato Milton Vieira sobre o caso:

Carta aos cidadãos paulistas

Por uma infelicidade, o veículo oficial que uso para representá-los no estado de São Paulo foi estacionado sobre uma ciclovia.

Sei que é sobre o meu nome que é imposta a atribuição e responsabilidade de zelar pelo cumprimento dos deveres e obrigações para a utilização de um bem público, contudo, eu não o utilizava nesta ocasião.O motorista do veículo foi advertido formalmente.

Embora não justifique o ocorrido, saliento que a ciclovia em questão estava em manutenção e implantação pela administração municipal. O próprio motorista do veículo ao notar o registro fotográfico de sua fatídica infração, tratou de clicar imagens que comprovam os equipamentos e veículos da prefeitura sobre a mesma via para bikes (veja foto no álbum acima).

Todavia, não se justifica um erro apontando-se uma falha alheia.

Peço desculpas pelo exemplo negativo e convido a todos para conhecerem o meu trabalho nos últimos 25 anos e, além disto, declaro total apoio a todas às iniciativas que favoreçam o transporte alternativo e democrático para a nossa gente.

Sou ciclista e respeito os ciclistas.

Respeitosamente,

Milton Vieira – Deputado Estadual

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos