Dilma defende "exterminar" trabalho escravo e demarcar terras indígenas

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

  • Evaristo Sa/AFP

    Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, participou de uma sabatina promovida pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

    Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, participou de uma sabatina promovida pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou, para uma plateia repleta de lideranças do agronegócio, que o trabalho escravo é "uma chaga a ser exterminada". Ela participou de sabatina promovida nesta quarta-feira (6) pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), em Brasília.

"Uma questão que preocupa é o trabalho escravo e estou certa que todos produtores concordam que é uma chaga a ser exterminada de nosso país, inclusive para que os bons e sérios produtores não sejam discriminados pelos erros de uns poucos", disse Dilma.

A CNA é principal entidade representativa do setor agropecuário no país e reivindica ao próximo presidente medidas governamentais relacionadas à política agrícola, competitividade, relações de trabalho, segurança jurídica, meio ambiente e educação e assistência técnica.

A família da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidente licenciada da entidade, já foi acusada pelo Ministério Público do Trabalho de explorar trabalho escravo em uma de suas fazendas.

Durante a sabatina, Dilma também defendeu a aprovação do projeto de lei que garante a descentralização das concessões do licenciamento ambiental. "A questão para corte de vegetação, é típica, não é questão federal, nós vamos criar uma imensa burocracia. Porque a União vai discutir autorização para aprovar o início de uma obra?", questionou a presidente.

A candidata petista destacou ainda o papel da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na inovação das tecnologias do campo que melhoram as condições de crédito e produção, além de ações do governo para o setor.

Sobre a demarcação de terras, a presidente afirmou que irá revisar e aprimorar os processos. "A questão da demarcação de terras indígenas é um dos nossos desafios."

Também foram sabatinados nesta quarta os presidenciáveis Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB). Ambos os candidatos de oposição prometeram melhoras no Ministério da Agricultura. O encontro recebeu separadamente os três candidatos para o debate e apresentação das propostas para o setor na sede da CNA.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos