Roberto Claudio (PSB) vence e põe fim a domínio petista de oito anos em Fortaleza

Carlos Madeiro

do UOL, em Fortaleza

  • Jarbas Oliveira/UOL

    Roberto Claudio (PSB) é eleito prefeito de Fortaleza

    Roberto Claudio (PSB) é eleito prefeito de Fortaleza

Depois de conquistar Belo Horizonte e Recife, o PSB bateu mais uma vez o PT e elegeu Roberto Claudio, neste domingo (28), como novo prefeito de Fortaleza. Ex-aliado da gestão municipal por mais de sete anos, o PSB acaba com o domínio de oito anos do PT e passa a governar a quinta cidade mais populosa do país.

Numa disputa marcada por troca de acusações contra as gestões dos governos estadual e municipal, o socialista –apoiado pelo governador Cid Gomes (PSB)—derrotou o petista Elmano de Freitas. A disputa envolveu as principais lideranças nacionais dos dois partidos.

Roberto Claudio conseguiu reunir em torno de seu nome, no segundo turno, nada menos que 19 partidos. Entre os nomes que aderiram à chapa socialista esteve o candidato Moroni Torgan (DEM), quarto colocado no primeiro turno. Além dele, uma série de partidos derrotados pularam para o palanque liderado pelo governador.

Já Elmano teve apenas o apoio do pequeno PTC e apostou suas fichas no apoio do ex-presidente Lula, que participou de ato público em Fortaleza na última terça-feira (23). O uso da imagem do ex-presidente foi constante durante a propaganda eleitoral petista em Fortaleza.

Perfil do eleito

Nome: Roberto Claudio Rodrigues Bezerra
Partido: PSB
Nascimento: 15/08/1975
Município de nascimento: Fortaleza (CE)
Ocupação: médico
Vice: Gaudencio Gonçalves (PMDB)
Coligação: Para Renovar Fortaleza (PRB / PP / PTB / PMDB / PSL / PSDC / PHS / PMN / PTC / PSB / PRP / PSD / PT do B)

 

A campanha de Roberto Claudio foi marcada por ataques ao governo petista. Apesar do PSB integrar o governo e ser aliado político desde 2005, quando Luizianne Lins assumiu o poder, Claudio adotou um discurso de oposição e afirmou que o segundo turno seria um “plebiscito”, onde os oito anos de gestão petista seriam avaliados pelo eleitor.

Roberto Claudio é médico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em saúde pública pela Universidade do Arizona (EUA). Em 2006 foi eleito deputado estadual e foi vice-líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará. Em 2010 foi reeleito e foi conduzido, com apoio do governador Cid Gomes, para a presidência da Assembleia Legislativa.

Veja como foi a campanha de Roberto Cláudio (PSB) em Fortaleza
Veja como foi a campanha de Roberto Cláudio (PSB) em Fortaleza

Rompimento

Em Fortaleza, o rompimento entre PT e PSB já era ensaiado o desde o início do ano, quando governador e prefeita começaram a travar uma disputa política nos bastidores, com troca sutil de ofensas em eventos públicos e entrevistas.

No dia 21 de junho, após vários episódios de atritos entre Luizianne Lins e Cid Gomes, o PSB anunciou que teria candidato próprio, confirmando o rompimento da união de quase oito anos.

Prefeito eleito em Fortaleza faz agradecimento após vitória

Dois dias depois, a prefeita partiu para o ataque e fez duras críticas à segurança pública do Estado, durante evento municipal, classificando-a como “desastrosa.” Começava ali uma série de críticas entre os dois lados, que deram o tom da campanha eleitoral.

Disputa

A disputa na capital cearense foi uma das mais apertadas do país. Desde as pesquisas finais do primeiro turno, o cenário se mostrava indefinido, e o resultado revelou surpresas. No segundo turno, até a semana final, as pesquisas também apontaram para uma disputa voto a voto, com empate técnico entre Elmano e Roberto.

No primeiro turno, a disputa foi liderada até o início de setembro pelo democrata Moroni Torgan, que acabou ultrapassado pelos candidatos apoiados pelo governador Cid Gomes e pela prefeita Luizianne Lins na reta e amargou apenas a quarta colocação.

A grande surpresa da eleição do primeiro turno foi a terceira colocação do deputado estadual Heitor Férrer (PDT), que sempre era apontado pelos institutos de pesquisa como o quarto colocado e apareceu na terceira posição, a três pontos percentuais de Roberto Claudio --ele teve 262 mil votos (20% dos votos válidos).

Achando-se prejudicado pelos institutos de pesquisa, Férrer foi à Justiça Eleitoral pedir a inclusão do seu nome no segundo turno, mas teve o pedido negado.

O nome do candidato pedetista apareceu nas principais polêmicas da campanha no segundo turno. Apesar do PDT anunciar apoio a Roberto Claudio, o deputado anunciou que iria anular o voto porque não poderia apoiar “nem o candidato da prefeita, nem o candidato do governador.” Apesar do anúncio, Férrer teve trecho de entrevista coletiva (quando anunciou sua postura no segundo turno) usado no guia eleitoral petista, dizendo que apoiar o candidato do governador seria “negar sua história”.

O caso gerou polêmica e foi parar na Justiça. Após pedido do PDT, Elmano foi proibido de usar a imagem de Férrer, sob alegação de que o partido dele formalizou apoio a Roberto Claudio.

No dia seguinte ao uso da imagem de Heitor Férrer, o programa eleitoral socialista afirmou que uso da imagem do deputado foi uma tentativa de “enganar” o eleitor. O caso gerou direito de resposta a favor de Elmano no programa eleitoral de Roberto Claudio.

Desafios

Quinta cidade mais populosa do país, Fortaleza tem 2,4 milhões de habitantes. Internautas do UOL apontaram a segurança pública como principal problema da cidade na enquete “Avalie sua cidade”. Outros problemas que ficaram entre os mais votados foram saúde, corrupção e trânsito.

Segundo o levantamento Mapa da Violência 2012, do Instituto Sangari, a capital cearense registrou um aumento de 62% na taxa de homicídios, saltando de 28,2, em 2000, para 45,9 em 2010 (a média nacional foi de 26,2).

UOL Cursos Online

Todos os cursos