Justiça proíbe uso de imagem de candidato derrotado do PDT em programa eleitoral petista em Fortaleza

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

A Justiça Eleitoral do Ceará proibiu o candidato à prefeitura de Fortaleza Elmano de Freitas (PT) de usar imagens do deputado estadual Heitor Férrer (PDT). A decisão foi tomada nesta terça-feira (16) pela juíza da 117ª Zona Eleitoral de Fortaleza, Maria das Graças Almeida de Quental.

O pedido foi feito pelo PDT, com apoio do deputado e candidato derrotado no primeiro turno. Na segunda-feira (15), o deputado estadual apareceu no guia eleitoral citando que não poderia apoiar o “candidato do governador” já que teria feito denúncias, como do problema com empréstimos consignados.

A fala foi captada durante entrevista coletiva no mesmo dia, na qual o deputado anunciou que não votaria “nem no candidato da prefeita [Luizianne Lins-PT], nem no candidato do governador [Cid Gomes-PSB].” O candidato do governador trata-se de Roberto Claudio (PSB).

Segundo fundamentou a juíza na decisão, é vedado o uso de imagens, sem autorização, de integrantes de partido que formalizou apoio a outro candidato. Maria das Graças Almeida de Quental estipulou multa de R$ 5 mil ao candidato em caso de descumprimento.

Nem um, nem outro

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, Heitor Férrer disse que vai se manter “fiel” ao discurso de oposicionista aos governos municipal e estadual que manteve durante todo o primeiro turno. Ao contrário do seu partido, que anunciou apoio a Roberto Claudio, Férrer disse que vai anular o voto.

“Não tenho nada contra nenhum candidato. Escolher um dos candidatos seria trair esses 262 mil eleitores. Nem voto no candidato da prefeita, nem voto no candidato do governador”, disse.

O candidato derrotado afirmou que não poderia apoiar Roberto Cláudio --como fez seu partido—porque o candidato representaria “defender uma hegemonia” de um grupo político.
Ferrer lembrou que sempre fez oposição ao governador Cid Gomes –principal padrinho político de Roberto Cláudio. “Apoiar seria negar minha própria história, jamais poderia.”

Sobre apoiar Elmano de Freitas, Férrer assegurou que seria apoiar o “continuísmo” de um governo “ineficiente”. Elmano foi lançado candidato pelo PT com o apoio da prefeita Luizianne Lins (PT). 

No primeiro turno, o deputado ficou na terceira colocação, com 262 mil votos (20,9% do total válido), e culpou os institutos de pesquisa --que sempre o colocaram na quarta posição, com poucas chances de chegar ao segundo turno-- por sua derrota no último dia sete de outubro.

UOL Cursos Online

Todos os cursos