Emissora de Ratinho é multada pela segunda vez em dois dias por privilegiar filho-candidato em Curitiba

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

A Rede Massa, retransmissora do SBT em Curitiba, foi multada pela segunda vez em dois dias pela Justiça Eleitoral, que entendeu que um de seus programas faz propaganda para Ratinho Junior (PSC), que é filho do apresentador Ratinho, proprietário da emissora, e candidato a prefeito de Curitiba.

Em decisão liminar assinada no início da noite desta segunda-feira (22), a juíza eleitoral Renata Estorilho Baganha atribuiu multa de R$ 85.128 à emissora –exatamente o dobro do valor da multa que ela mesma impetrara à Rede Massa no domingo (21).

A ação que rendeu a multa à televisão de Ratinho –em que o filho dele é sócio– foi apresentada pela campanha do adversário, Gustavo Fruet (PDT), que também é autora da representação que rendera a sanção anterior.

Novamente, a coligação do pedetista reclamou de “cobertura tendenciosa” da campanha nos telejornais Tribuna da Massa e Jornal da Massa do último dia 15. “O Jornal da Massa, programa matutino conduzido pelo jornalista Denian Couto e que conta com os comentários de Ogier Alberge Buchi, Ruth Bolognese e Paulo Martins, novamente direciona toda sua programação para atacar o Partido dos Trabalhadores e, diretamente, Gustavo Fruet”, escreveu a juíza, na sentença.

“Durante aproximadamente cinco minutos, [o programa Tribuna da Massa] veiculou apenas o apoio de Rafael Greca (candidato derrotado à prefeitura pelo PMDB) a Ratinho Junior, totalmente em seu benefício. Essa veiculação se deu imediatamente antes do horário eleitoral gratuito, fazendo parecer que se trata de um prolongamento da propaganda eleitoral”, argumentou a magistrada.

“A decisão foi publicada hoje (terça) à tarde em edital. Temos 24 horas para recorrer, e obviamente iremos fazê-lo. A empresa está realmente surpresa com a série de condenações, e com a quantidade de ações ajuizadas, já que seu departamento de jornalismo sempre preza pela imparcialidade e jamais excedeu a liberdade de imprensa e o legítimo direito a critica”, disse, ao UOL, o advogado Iggor Gomes Rocha, que atende a Rede Massa.

Na segunda, ele dissera ao UOL que “representar contra a Rede Massa, hoje, é cômodo, pois sempre se verá algum favorecimento à candidatura de Ratinho Junior.”

A reportagem procurou, desde o final da manhã, conversar com o advogado Iggor Gomes Rocha, que atende a Rede Massa. Porém, ele não retornou aos chamados e à mensagem enviada a seu telefone celular. Na segunda, ele dissera ao UOL que “representar contra a Rede Massa, hoje, é cômodo, pois sempre se verá algum favorecimento à candidatura de Ratinho Junior.”

Esta é a terceira multa aplicada à emissora de Ratinho nesta campanha eleitoral. A emissora já fora multada em R$ 21 mil, em 26 de setembro, por comentários feitos pelo apresentador Paulo Roberto Galo, do programa “Tribuna da Massa”.

Ele atacou aliados do prefeito (e, à época, candidato à reeleição) Luciano Ducci (PSB) por um panfleto atribuído à coligação dele com ataques a Ratinho Junior, usando, inclusive, o termo “cuecas de seda”, cunhado por Ratinho em comício ao lado do filho-candidato. A ação fora movida pela campanha do prefeito, que também refutou a autoria do panfleto.

Nenhuma das três ações, porém, passou por julgamento de mérito. Assim, as sanções ainda não foram aplicadas.

Mais informações sobre as eleições em Curitiba

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos