Lula diz não estar preocupado com influência do mensalão; Haddad se diz confiante

Julianna Granjeia*

Do UOL, em São Paulo

  • Tércio Teixeira/Futura Press

    Lula tomou café da manhã com o candidato Fernando Haddad (PT) neste domingo, em um hotel na capital

    Lula tomou café da manhã com o candidato Fernando Haddad (PT) neste domingo, em um hotel na capital

Em café da manhã com Fernando Haddad (PT), candidato à Prefeitura de São Paulo, lideranças petistas e ministros da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não está preocupado com uma possível influência do julgamento do mensalão na votação do petista. 

"O povo não está preocupado com isso agora. O povo está preocupado se o Palmeiras vai cair [para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro] e se o Haddad vai ganhar", disse. Lula disse que Haddad é o melhor candidato e tem um plano de governo consistente.

Confiante e vestindo uma camisa vermelha, Haddad ressaltou que foi o candidato que mais cresceu durante a campanha, que chamou de "propositiva". 

"Estou feliz de chegar ao final da primeira etapa da eleição vendo que a população tem nos acompanhado. Estou confiante para o segundo turno", disse o candidato.

O petista também minimizou uma possível influência negativa do julgamento do mensalão nas eleições. "Vocês são testemunhas que durante esses dois meses de campanha nunca fui questionado sobre esse assunto na rua. As pessoas sabem diferenciar as coisas", completou.

 

Até agora, Lula tinha evitado se pronunciar sobre o julgamento do mensalão, no qual participam como réus José Dirceu, chefe da Casa Civil durante seu governo, o ex-presidente do PT, José Genoino, e o antigo tesoureiro do partido, Delúbio Soares.
 
Dos 37 acusados do caso, 22 já foram declarados culpados e o STF deve decidir na semana que vem se a cúpula do PT foi responsável pelo esquema de compra de votos no Congresso. Até agora, três dos dez juízes do Supremo votaram pela condenação de Dirceu, Genoino e Delúbio Soares, embora o ministro revisor, Ricardo Lewandowski, tenha inocentado os dois primeiros. Os seis juízes que ainda não se pronunciaram nesta fase do processo, limitada às acusações de corrupção ativa, farão isso numa audiência marcada para esta terça-feira. 
 
Ao chegar ao hotel na zona sul da capital paulista onde o café da manhã foi realizado, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT), disse estar confiante que Haddad irá para o segundo turno e que o julgamento do mensalão não vai influenciar no resultado.

"Francamente, é muito difícil se avaliar isso. A impressão que eu tenho é que a população sabe bem separar as coisas". Para Cardozo, os eleitores "sabem" que o que está em discussão neste momento é um programa para a cidade. "Haddad tem o melhor programa e é isso que está posto em julgamento", disse.

Também presente no evento, Aloizio Mercadante (PT), ministro da Educação, afirmou que o julgamento no STF, que começou junto com a campanha e deve terminar após a eleição, "evidentemente" atrapalhou o candidato do PT. "O julgamento em nada contribuiu com a eleição dele [Haddad] ou de quem quer que se seja do PT".

Questionado sobre quem gostaria que Haddad enfrentasse no segundo turno, Lula disse que não escolhe adversários e que "quem vier, o Fernando pode enfrentar". Haddad, que disse estar calmo, contou que foi ao show dos Titãs na noite de ontem com a mulher e o filho e que irá almoçar com a família após votar.

Completaram a mesa do café da manhã Nadia Campeão (PCdoB), vice na chapa de Haddad, Eleonora Menicucci (PT), ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e os deputados federais pelo PT Paulo Teixeira e Jilmar Tatto.

Saiba quais são os filmes, as músicas e os livros preferidos dos candidatos em São Paulo
Veja Álbum de fotos

Mais informações sobre as eleições em São Paulo.

*Com informações da Efe

UOL Cursos Online

Todos os cursos