Para Haddad, dizer que Dirceu é seu 'guru' é 'exploração barata'

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou que dizer que José Dirceu --ex-ministro da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva-- é seu guru é "exploração barata". A declaração é uma resposta à afirmação feita pouco tempo antes pelo candidato do PSDB José Serra, em sabatina Folha/UOL realizada na tarde desta sexta-feira (14).

“Eu conheço o Zé Dirceu, ele era dirigente do meu partido desde 1980, uma das principais lideranças do PT, é de conhecimento público. Eu me filiei em 1983 ao partido e o Zé Dirceu era protagonista nesse meio. Não vejo motivo para essa exploração, me parece barata”, afirmou o petista, em sabatina promovida pelo portal "R7" e pelo canal "Record News".

Na sabatina Folha/UOL, Serra afirmou ainda que o mensalão é do PT e que Dirceu dirige a campanha de Haddad.

"Ele [Dirceu] é guru de todo esse pessoal, inclusive do Haddad. Ele dá direção da linha da campanha. Ele que diz ‘tem que fazer isso ou aquilo’”, afirmou Serra na sabatina Folha/UOL.

De acordo com Haddad, a escolha como candidato à Prefeitura de São Paulo foi do ex-presidente Lula.

“A Dilma [Rousseff] foi escolhida da mesma forma por Lula. Ele resolveu escolher [para candidato do PT à Prefeitura de São Paulo] um professor universitário que tinha servido ao seu governo, que honrou os cargos que ocupou. Eu tenho uma biografia de 11 anos de serviço publico impecável, foi pensando nisso que Lula sugeriu meu nome”, disse o petista.

Serra diz que José Dirceu é "guru de Haddad"

Ainda sobre o assunto mensalão, Haddad chamou o ex-procurador da República, da gestão de Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Brindeiro, de “engavetador-geral da República”.

“O FHC engavetava todas as denúncias de seu governo, das privatizações, de venda de patrimônio público por preço abaixo do mercado, compra de voto para reeleição do presidente, nem se instalou CPI, não se investigava nada. Agora temos ministros indicados pelo presidente Lula que estão fazendo seu trabalho. Eu defendo que todas as denúncias sejam investigadas, temos que saudar novos tempos, de combater a impunidade”, afirmou o petista.

Em seguida, o petista foi questionado sobre a polêmica aliança com o deputado federal Paulo Maluf (PP).

“O PT vai ser banido da vida política por causa de um integrante? O PP é a quinta base do Congresso. O governador Alkmin também conta com o apoio do PP. Todo mundo sabe que o Maluf frequenta Palácio dos Bandeirantes. O Serra se faz de desentendido, mas o Maluf vai lá no palácio e é recebido quando quer e ninguém questiona. O Serra também já foi à casa do Maluf com o [senador do PSDB] Aloysio [Nunes]", afirmou Haddad.

Ataques ao tucano

Durante a sabatina R7/RecordNews, Haddad foi mais enfático ao criticar Serra e o prefeito Gilberto Kassab (PSD).

“O programa do Serra é continuar a gestão do Kassab, a cidade está pedindo de joelhos para mudar. Nós vamos mudar”, afirmou.

Haddad também afirmou que o PT não procurou Kassab para pedir apoio.

“Ele [Kassab] procurou o Lula no hospital em busca de uma saída honrosa da prefeitura, mas ele nunca procurou o presidente do PT nacional nem estadual para discutir aliança”, afirmou o petista.

Ele também responsabilizou Serra por “baixar o nível” da campanha eleitoral.

“Quem partiu para o nível comum da campanha dele foi ele [Serra]. Ele não aprendeu nada com 2010, ele tá num grau de descoordenação de ideia muito grande. Dizer para um presidente que não pode ‘meter o bico aqui’. Até o termo que ele usou é totalmente desproposital. É a mesma coisa eu usar poucos termos mal-educados para me referir ao Fernando Henrique Cardoso”, afirmou Haddad referindo-se à suposta influência da presidente Dilma Rousseff na campanha eleitoral.

 

Leia mais sobre as eleições em São Paulo aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos