Em sabatina no Rio, Paes admite constrangimento com bicheiros em escolas de samba

Do UOL, no Rio

O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), afirmou durante sabatina promovida pelo jornal "O Globo", nesta sexta-feira (14),  considerar "chato" o fato de muitas escolas de samba estarem vinculadas à máfia do jogo do bicho.

Paes disse que já pensou em licitar a festa, mas a proposta não teria sido bem recebida pelas escolas. "Não apareceu ninguém", afirmou o candidato à reeleição, que já foi acusado pelos adversários de beneficiar escolas de samba para conseguir votos.

"Chato, é. Mas vou acabar com o carnaval? É chato para todos nós. Agora, eu acho que há um processo, a gente vê bicheiro sendo preso, condenado. O que foi meu esforço? Foi dotar as escolas de samba de uma condição tal que permitisse a elas abandonar essa terrível história do patrono. O dia que o patrono estiver catando coquinho no asfalto é o dia ideal", afirmou.

"Eu não tenho reunião secreta com o Anísio não sei das quantas, com o CCapitão não sei das quantas. Quero que todos eles se danem, pra não dizer se explodam. Não estou nem aí para eles, nunca encontrei secretamente com nenhum deles", completou o prefeito.

Durante a sabatina promovido por "O Globo", o peemedebista disse que a sua relação com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) se limita ao diálogo com o presidente do grupo, Jorge Castanheira.

"A conversa que eu faço com a Liesa é com o Jorge Castanheira, é pública. O que eu posso fazer é ajudar as escolas para que elas tenham um caminho próprio, vida própria", declarou.

Segundo Paes, o financiamento das escolas de samba com dinheiro público é fundamental para manter a estrutura do Carnaval carioca, e assim garantir o crescimento do turismo na cidade.

Já o candidato do PSOL, Marcelo Freixo, principal adversário de Paes na corrida eleitoral, defende a tese de que as escolas de samba devem receber dinheiro público desde que os enredos escolhidos tenham "contrapartidas culturais".

UOL Cursos Online

Todos os cursos