PT ameaça ir à Justiça se Lacerda usar imagem de Dilma e Lula na campanha de Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O uso das imagens da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (ambos do PT) virou motivo de bate-boca na campanha à Prefeitura de Belo Horizonte. A campanha do petista Patrus Ananias chegou a dizer que pode recorrer à Justiça por conta da polêmica.

Primeiro, foi o candidato e atual prefeito, Marcio Lacerda (PSB), que ameaçou usar imagens de encontros públicos que manteve com a presidente e o ex-presidente, caso os dois deem apoio explícito a Patrus.

Na sexta-feira (10), Lacerda lembrou ter sido aliado de Lula e Dilma e que, caso houvesse apoio dela ao petista, ele poderia utilizar imagens gravadas de encontros públicos com os dois líderes. “Trabalhei junto com a presidente Dilma no governo Lula e fui muito leal”, disse Lacerda.

Justiça

O coordenador jurídico do comitê de campanha de Patrus, Marco Antônio de Rezende Teixeira, disse que, caso as imagens sejam usadas por Lacerda, os petistas podem processar o candidato socialista.

“Espero que não haja necessidade da via judicial. Nossos adversários querem agir como se nada tivesse acontecido. Como se não houvesse tido um rompimento. Como se a proposta não fosse outra. Mas estamos tranquilos, cada vez mais, o Judiciário é rígido com essas questões”, disse Teixeira se referindo ao rompimento PT-PSB na capital mineira.

Os dois partidos, aliados durante 20 anos na prefeitura, romperam após Lacerda negar a participação dos petistas na coligação proporcional (na eleição de vereadores) na aliança para sua reeleição.

“Essa exploração [da imagem de Lula e Dilma por Lacerda] leva à despolitização da campanha e do processo eleitoral de forma unilateral. É um retrocesso”, afirmou.

Ansiedade

Os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior) e Alexandre Padilha (Saúde) ironizaram a ameaça de Lacerda.

“A presidente Dilma tem seu partido, que é o PT. E o seu partido tem candidato”, afirmou Pimentel no sábado (11), logo após participar de evento de campanha de Patrus.

Pimentel é amigo pessoal de Dilma desde a adolescência e um dos mais próximos colaboradores na equipe da presidente.

Padilha disse que o apoio de Lula e Dilma é preocupação da campanha de Lacerda. “A ansiedade em procurar o apoio de Lula e Dilma é dos nossos adversários”, declarou.

Patrus, porém, não quis falar sobre o assunto. “Não comento declarações de nossos adversários”, disse.

Mais informações sobre as eleições em Belo Horizonte.

UOL Cursos Online

Todos os cursos