No 1º dia de cobertura diária, Globo dá mais espaço a líderes nas pesquisas em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

A cobertura das atividades diárias dos candidatos à Prefeitura de São Paulo começou nesta segunda-feira (6) na segunda edição do “SP TV”, telejornal local da TV Globo, com mais espaço para os líderes nas pesquisas de intenção de voto José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB).

Pesquisa Ibope/Globo divulgada na sexta-feira (3) apontou empate técnico entre Serra (26%) e Russomanno (25%).

Cada um teve cerca de 40 segundos de exposição no noticiário. O candidato tucano apareceu primeiro, abrindo as reportagens sobre eleições no segundo bloco do telejornal, e a matéria sobre Russomanno entrou no terceiro bloco.

Já os candidatos Fernando Haddad (PT), Soninha Francine (PPS), Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT) tiveram cerca de 25 segundos cada. O apresentador do telejornal ainda citou os candidatos Levy Fidélix (PRTB) e Carlos Giannazi (PSOL).

De acordo com informações da Central Globo de Comunicação, a cobertura dará espaço aos candidatos de partidos com representação na Câmara dos Deputados (que são oito, no caso de São Paulo), de acordo com a lei eleitoral. Na edição noturna do “SP TV”, o tempo de cada candidato será proporcional ao seu desempenho na pesquisa imediatamente anterior à semana de exibição, e as reportagens poderão ter imagens ou apenas texto lido pelo locutor --também dependendo do resultado das pesquisas.

Quanto aos candidatos sem representação na Câmara, a Globo afirma que terão cobertura a cada 15 dias, em uma única reportagem, ou sempre que houver relevância.

A cobertura diária nos telejornais da Globo é vista pelas campanhas como uma oportunidade de exposição antes do horário eleitoral gratuito, que só começa no dia 21. De acordo reportagem da “Folha de S.Paulo”, o início da cobertura já fez com que os candidatos ampliassem sua presença nas ruas a partir de hoje.

Ainda segundo a Folha, na semana passada, a Globo mudou a estratégia que havia definido anteriormente --de mostrar no noticiário apenas os dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto-- após pressão de partidos liderados pelo PT, que ameaçou ir à Justiça por espaço nos telejornais.

Pela ideia original, por enquanto teriam visibilidade no noticiário da emissora apenas os candidatos José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB), que lideram as pesquisas --os demais só apareceriam em dias alternados.

UOL Cursos Online

Todos os cursos