Após rompimento com PSB, Patrus começa campanha em BH dizendo que "derrotará atraso"

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O candidato do PT à prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias, afirmou na noite desta quinta-feira (5) que vai "derrotar as forças do atraso em Belo Horizonte". Poucas horas antes, nove petistas ocupantes de cargos no primeiro escalão do governo do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), deixaram seus cargos.

"Vamos nacionalizar o debate na campanha eleitoral. Fui um bom prefeito. Fizemos um grande governo. Hoje temos muito mais recursos do governo federal. Vamos avançar mais", afirmou.

O PT é aliado do PSB em Belo Horizonte há duas décadas e rompeu com Lacerda no sábado (30), após a negativa dos socialistas em fazerem coligação proporcional com o PT.

No primeiro evento da campanha petista, logo após o registro de sua candidatura, Patrus disse ainda que a legenda conseguiu encontrar uma unidade em Belo Horizonte em três dias.

"Nossa unidade foi construída nesses dias. Virgílio Guimarães ligou no sábado (30). No domingo (1), recebi telefonemas do Roberto (Carvalho) e do Rui Falcão. Na segunda (2), (Fernando) Pimentel disse que estávamos juntos. Dilma (Rousseff) e Lula também ligaram. Dilma disse que eu iria enfrentar uma guerra e que estaria do meu lado", afirmou o petista.

Na presença do candidato a vice-prefeito Aloísio Vasconcelos, indicado na quarta-feira (4) pelo PMDB, Patrus elogiou Ulysses Guimarães e Tancredo Neves. E alfinetou o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

"É uma pena que os descendentes de Tancredo (Neves) não tenham a mesma grandeza dele", afirmou. O senador Aécio Neves é neto do ex-presidente.

Realizado no auditório de um hotel na zona centro-sul da capital mineira, o encontro teve a participação do presidente nacional da legenda, deputado estadual Rui Falcão (SP), e das principais lideranças petistas de Minas Gerais.

O presidente do Diretório Municipal do PT, o vice-prefeito Roberto Carvalho, que desde o início do processo eleitoral defendeu a candidatura única, foi ovacionado por cerca de 800 membros do partido presentes, que a todo momento gritavam seu nome.

O ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e o ex-candidato a vice-prefeito de Lacerda, deputado federal Miguel Corrêa Júnior, foram vaiados pela militância petista presente ao evento as vezes que seus nomes eram citados.

UOL Cursos Online

Todos os cursos