Acordo de Dilma e Kassab racha PSD de Minas Gerais; diretório estadual registra apoio a Lacerda

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

O Diretório Estadual do PSD, contrariando a orientação nacional do presidente da legenda, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, registrou a ata da convenção do partido em Belo Horizonte, realizada em 23 de junho, formalizando o apoio à aliança para reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB).

O registro foi feito pelo secretário estadual do PSD de Minas Gerais, deputado federal Alexandre da Silveira e secretário de Gestão Metropolitana do governador Antônio Anastásia (PSD). A decisão revela mais um racha em partidos mineiros, após o rompimento do PT com o PSB em Belo Horizonte. Silveira é da base política do senador Aécio Neves (PSDB-MG).


“O Kassab reuniu ontem à noite [quarta-feira] a bancada federal e o presidente [estadual da legenda, Paulo Simão] Safady, e recuaram no apoio a Lacerda, para dar sustentação à política do PT. Dentro de Minas, quem decide somos nós”, afirmou Silveira.

“Fizemos uma reunião ontem à noite também, quando tivemos notícias das articulações em Brasília e decidimos, por nove votos contra seis, apoiar a reeleição de Lacerda”.

Safady, que na segunda-feira (2) afirmou à reportagem do UOL que não iria seguir a orientação da Executiva Nacional da sigla, disse agora que apoia Patrus Ananias, do PT. “Vamos seguir a orientação nacional e coligar com o PT. Não tem isso de apoiar o Márcio (Lacerda). Perdão, estou entrando no avião”, afirmou.

De acordo com a legislação eleitoral, para a retirada do apoio do PSD a Lacerda, o registro terá de ser impugnado e a decisão será da Justiça.

Leia mais sobre as eleições em Belo Horizonte clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos