Gestão Luizianne Lins (PT) é reprovada por 66% dos eleitores em Fortaleza, diz Ibope

Do UOL, em São Paulo

A administração da prefeita Luizianne Lins (PT) é avaliada como ruim ou péssima por 48%  dos entrevistados por pesquisa Ibope realizada em Fortaleza. Para 32% dos eleitores ouvidos a gestão é considerada regular e, para 20%, boa ou ótima. Dois terços do eleitorado, 66%, disseram reprovar a gestão da prefeita, enquanto 30% a aprovam. Declararam não confiar na prefeita 66% dos entrevistados e 29% disseram confiar em Luizianne.

O Ibope ouviu 504 eleitores entre os dias 28 e 30 de abril. A pesquisa foi encomendada pelo diretório estadual do PSB no Ceará e possui margem de erro de quatro pontos percentuais. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número nº CE-00001/2012, e foi divulgada nesta quarta-feira, 09.

A pesquisa mediu também a importância do apoio às candidaturas por lideranças nacionais e estaduais. Para 76% dos eleitores, o apoio do ex-presidente Lula aumentaria a vontade de votar em um candidato à prefeitura de Fortaleza. Já o apoio da presidente Dilma Roussef (PT) influenciaria positivamente 69% dos entrevistados. O Ibope considerou tanto as respostas que disseram que o apoio aumentaria muito ou apenas um pouco a inclinação a votar no candidato.

A mesma pergunta foi feita em relação ao governador Cid Gomes (PSB), cujo apoio a uma candidatura teria influencia no voto de 41% dos entrevistados, enquanto 44% fazem esta afirmação em relação ao ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB). O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) e o ex-governador Lucio Alcântara influenciariam positivamente a decisão de voto de 33% dos eleitores, enquanto a atual prefeita, Luizianne Lins (PT), influencia positivamente a decisão de 18% dos eleitores.

As administrações do governador Cid Gomes (PSB) e da presidente Dilma Roussef (PT) foram avaliadas positivamente pelos entrevistados. A gestão do governador foi considerada ótima ou boa por 44% dos eleitores, como regular por 42%, e ruim ou péssima por 12%. Já a administração Dilma Roussef (PT) foi avaliada como ótima ou boa por 73% dos entrevistados.

Disseram aprovar a forma como a presidente administra o país 88% dos eleitores ouvidos pelo Ibope, enquanto 10% a desaprovam. A gestão do governador Cid Gomes foi aprovada por 60% dos entrevistados, contra 32% que a desaprovam.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos