Fortaleza: Inácio Arruda (PCdoB) tem 26%, e Moroni Torgan (DEM), 23%, aponta Ibope

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope aponta o senador Inácio Arruda (PCdoB) e Moroni Torgan (DEM) em um empate técnico a corrida à Prefeitura de Fortaleza. Com 26% e 23% das intenções de voto, respectivamente, Arruda e Moroni são seguidos pelo deputado estadual Heitor Ferrer, 19%, e pelo presidente estadual do PSDB, Marcos Cals, 15%, também em empate técnico, no limite da margem de erro, de quatro pontos percentuais.

Neste primeiro cenário, no qual foram apresentados os nomes de sete possíveis pré-candidatos, Renato Roseno (PSOL) aparece com 7% das intenções de voto, seguido pelo secretário municipal da Educação, Elmano Freitas (PT), e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio (PSB), citados por 1% dos eleitores. Brancos e nulos somaram 5% dos entrevistados, e 3% se declarou indeciso.

O Ibope ouviu 504 eleitores entre os dias 28 e 30 de abril. A pesquisa foi encomendada pelo diretório estadual do PSB no Ceará e possui margem de erro de quatro pontos percentuais. Ela foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Ceará, sob o número nº CE-00001/2012, e foi divulgada nesta quarta-feira (9).

Outros cenários

Em um segundo cenário testado pelo Ibope, o nome do pré-candidato do PSB, Roberto Cláudio, é trocado pelo secretário especial da Copa no Ceará, Ferrucio Feitosa, do mesmo partido. Nessa simulação, Inácio Arruda (PCdB) e Moroni Torgan (DEM) continuam tecnicamente empatados, com 25% e 23% das intenções de voto, assim como Heitor Ferrer (PDT) e Marcos Cals (PSDB), com 18% e 14%, respectivamente.

Renato Roseno (PSOL) aparece com 8%, enquanto Elmano Freitas (PT) e Ferrucio Feitosa (PSB) obtêm 2% das menções. Brancos e nulos são 5% e indecisos, 2%.

No terceiro cenário analisado pela pesquisa, o pré-candidato Elmano Freitas é substituído pelo deputado estadual Artur Bruno (PT).

Os pré-candidatos do PCdoB e DEM continuam em empate técnico, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais, com 27% e 22% das intenções de voto, respectivamente.

Heitor Ferrer (PDT) e Marcos Cals (PSDB) também aparecem empatados, com 16% e 14%. Renato Roseno (PSOL) é citado por 7% dos eleitores, enquanto Artur Bruno (PT) fica com 5% e Ferrucio Feitosa com 2% das intenções de voto. Brancos e nulos continuam em 5%, e indecisos, 2%.

O quarto e último cenário testado pelo Ibope manteve os nomes de Artur Bruno (PT) e Roberto Cláudio (PSB).

Nesse cenário Inácio Arruda (PCdoB) e Moroni Torgan (DEM) continuam a liderar tecnicamente empatados, com 27% e 23%, seguidos por Heitor Ferrer (PDT) e Marcos Cals (PSDB), com 16% e 13% das menções, respectivamente. Renato Roseno (PSOL) é citado por 7% dos eleitores, Artur Bruno (PT) por 6% e Roberto Cláudio (PSB) tem 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5% dos entrevistados, enquanto 2% declaram-se indecisos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos