01/11/2010 - 14h28

Ahmadinejad cumprimenta Dilma e manifesta interesse em manter boas relações com Brasil

Do UOL Eleições*
Em São Paulo

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, manifestou nesta segunda-feira (1º) a vontade de manter boas relações entre Irã e Brasil sob a presidência de Dilma Rousseff, em uma mensagem de felicitações à presidente eleita no domingo.

“As recentes eleições marcam mais uma página de ouro na honrável história da nação brasileira, selando a aprovação às políticas de sua Excelência [presidente Lula] para restabelecer a Justiça, desenvolvimento econômico e bem-estar da nação”, destacou o presidente iraniano, na mensagem divulgada pela agência oficial Irna.

"A cooperação entre a República Islâmica do Irã e o Brasil foi muito boa sob a presidência de Lula e trouxe benefícios apreciáveis a nível bilateral, regional e internacional", destacou Ahmadinejad.

O presidente iraniano também se disse “convencido” de que na presidência de Dilma “estas relações continuarão se aprofundando".

Sob o governo Lula, o Brasil se envolveu na questão nuclear iraniana e apresentou, junto com a Turquia, uma proposta de acordo entre o Irã e as potências ocidentais para superar a situação de crise.

No entanto, a proposta de troca de combustível nuclear supervisionada foi questionada pelos EUA e por outros países, e não foi adiante.

“Bloco anti-EUA”

O presidente da Comissão de Segurança Nacional e Relações Exteriores do Parlamento iraniano, Alaedin Boroujerdi, também se manifestou sobre as eleições brasileiras.

Para Boroujerdi, a eleição de Dilma é uma boa notícia para o Irã e para o mundo porque "fortalece o bloco anti-EUA".

"A América Latina entrou em uma corrente de oposição aos Estados Unidos. O mundo será testemunha, muito em breve, da ampliação e da expansão das relações entre Irã e os Estados da América Latina", acrescentou.

*Com agências internacionais

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host