01/11/2010 - 08h38

Líderes mundiais parabenizam Dilma Rousseff pela vitória

Do UOL Eleições
Com agências internacionais

Atualizada às 15h50

A escolha da petista Dilma Rousseff para substituir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no comando do Brasil pelos próximos quatro anos foi vista com bons olhos pelos líderes Nicholas Sarkozy (França), Zapatero (Espanha), e pelos latino-americanos Cristina Kirchner (Argentina), Hugo Chávez (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia), os primeiros líderes mundiais a parabenizarem a primeira mulher eleita presidente do Brasil.

O presidente Francês foi o primeiro a se manifestar em um comunicado emitido pelo Eliseu logo após a divulgação dos resultados oficiais. Sarkozy afirmou que a eleição de Dilma reflete o "reconhecimento do povo brasileiro pelo considerável trabalho feito pelo presidente Lula para fazer do Brasil um país moderno e mais justo". O presidente francês afirmou ainda que "França e Brasil compartilham os mesmos valores e uma visão comum do mundo".

Na América Latina, os principais líderes deram boas-vindas à petista. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez não poupou palavras para cumprimentar a eleita e afirmou que ela se tornará "uma gigante". "Vou mandar este beijo para a minha querida Dilma", disse Chávez em seu programa dominical “Alô, Presidente”.

Cristina Kirchner, presidente da Argentina, também parabenizou a petista dizendo que ela agora faz parte do “clube de companheiras do gênero”. Além das duas, a América Latina tem outra mulher presidente: Laura Chinchilla, na Costa Rica.

A argentina telefonou na noite de domingo para Dilma e reafirmou a "indeclinável vontade de seguir trabalhando com o governo e nação irmã do Brasil para aprofundar a estreita e rica relação que une os dois países".

Argentina e Brasil, maiores sócios do Mercosul (também formado por Paraguai e Uruguai), mantêm uma sólida relação bilateral e posições comuns em muitos temas da política internacional.

Evo Morales, presidente da Bolívia, qualificou de "triunfo da democracia latino-americana" a vitória de Dilma neste domingo.

"É um triunfo da democracia latino-americana", disse Morales ao comentar o resultado do segundo turno presidencial no Brasil, segundo a agência oficial ABI. A vitória petista também significa que a democracia voltou a triunfar em "uma América Latina unida que aposta na mudança", completou o presidente boliviano. O Brasil é o maior comprador de gás boliviano, com uma média de 30 milhões de metros cúbicos diários.

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, teria ligadao para a eleita para parabenizá-la segundo o ministro da Justiça, Humberto Blasco. "Sua eleição beneficiará muito o Paraguai", disse o ministro depois de participar de uma reunião de gabinete com o chefe de Estado.

Espanha e Irã

O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, felicitou em um telegrama a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff e desejou  "êxito em nome do governo espanhol e do meu próprio".

O presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, parabenizou Dilma nesta segunda-feira (1º) e destacou o "significado histórico" da escolha da primeira mulher para governar o país. Em carta, Barroso recorda que recebeu a vencedora do pleito em Bruxelas em junho, quando ainda era candidata, e convida Dilma para uma nova visita.

"O Brasil é um lugar estratégico de primeira importância para a União Europeia. Compartilhamos valores comuns e objetivos estratégicos, tanto no que diz respeito a questões econômicas e financeiras, quanto na mudança climática e na liberalização do comércio mundial", assegura Barroso.

O Brasil, parceiro estratégico da UE desde 2007, é também o país da América Latina que recebe mais investimentos europeus diretos, algo em torno de 87 bilhões de euros.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse em carta, também nesta segunda, que com a vitória de Dilma, "o Brasil continuará no caminho do progresso e do desenvolvimento, inclusive de forma mais rápida”.

Sobre as relações entre os dois países, Ahmadinejad declarou que "os laços de amizade construídos entre os dois países durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva produziram avanços a nível bilateral, regional e internacional".

Convite

O presidente búlgaro, Gueorgui Parvanov, além de parabenizar a petista pela vitória, a convidou para visitar o país, que é a terra natal do pai da nova presidente.

Dilma Rousseff (PT) venceu o segundo turno da eleição presidencial neste domingo (31) contra José Serra (PSDB), com 56% dos votos, contra 43,9% do adversário.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host