31/10/2010 - 11h30

686 urnas eletrônicas foram substituídas nas primeiras horas; prisões chegam a 13

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Segundo o primeiro balanço do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até as 10h30 deste domingo (31), 686 urnas foram substituídas em todo o País.

O maior índice de substiuição foi verificado no Distrito Federal com 0,8%, seguido do Rio de Janeiro, com 0,4%, e Santa Catarina (49), com um índice de 0,3% de urnas substituídas.

1º balanço do TSE: 13 pessoas presas

Com relação a prisões e ocorrências, o levantamento parcial do TSE apontou 13 ocorrências registradas com prisão e 21 sem prisão. A maioria por boca de urna e divulgação de propaganda eleitoral irregular.

A maior concentração de ocorrências foi na Bahia (11, sendo cinco com prisão e seis sem), seguido do Rio Grande do Sul (4, todas sem prisão) e do Distrito Federal (3).

No maior colégio eleitoral do País, São Paulo, foram registradas duas ocorrências sem prisão. No Rio de Janeiro, houve registro de apenas uma ocorrência. De acordo com Sérgio Cardoso, assessor chefe da Corregedoria Eleitoral, como a eleição é menor, os números são considerados normais.

Há também registros de incidentes causados por falta de energia elétrica em alguns municípios e da prisão de um mesário por agressão em Balneário Piçarras, em Santa Catarina.

Sobre a greve de policias militares na Paraíba, o assessor acredita que não deve prejudicar a votação no Estado, que registou apenas duas ocorrências até o momento.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host